Consulta do valor do IPVA 2023 já está disponível

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo divulgou o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 nesta terça-feira (3). Proprietários de veículos registrados no Estado poderão realizar a consulta em terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos.

Também possível verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Para verificar o valor, basta informar o número do Renavam e a placa do veículo. Além do IPVA, será disponibilizado o valor venal do automóvel para 2023 no Sistema de Veículos (Sivei).

O serviço de consulta também está disponível agora no WhatsApp. De maneira simples e prática, os cidadãos já podem verificar o valor da taxa anual referente a 2023 pelo número (11) 95220-2974.

Os proprietários dos veículos poderão pagar em uma única cota ou parcelar o valor, seguindo a data de vencimento da placa. A quantidade de parcelas a serem disponibilizadas varia de três a cinco, a depender do valor total do imposto, sendo R$ 68,52 o mínimo a ser pago por mês.

Aqueles que realizem o pagamento à vista em janeiro terão direito a 3% de desconto no valor, redução menor do que os 9% oferecidos em 2021. Para quem optar pelo parcelamento, o governo de São Paulo publicou o calendário de pagamento das parcelas do imposto.

O primeiro vencimento está programado para 11 de janeiro, para proprietários de carros com placa final 1 que pagarem à vista. O valor do imposto será reajustado de acordo com a valorização de veículos no Estado, que foi de cerca de 10,77%, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento.

Motoristas poderão fazer a consulta do valor no site da secretaria, na página Sistema de Veículos (Sivei). Quem não realizar o pagamento fica sujeito a multa, suspensão do uso de crédito da Nota Fiscal Paulista, bloqueio no licenciamento e até apreensão do veículo.

Cerca de 18 milhões de veículos deverão realizar o pagamento do IPVA, o que deve gerar uma arrecadação de mais de R$ 23 bilhões. Confira o calendário:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Licenciamento

Outra opção bastante buscada pelos motoristas de São Paulo é o Licenciamento de veículos, por meio do app e também no portal – www.poupatempo.sp.gov.br.

O serviço é feito de maneira totalmente online com o número do Renavam, por meio de internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico dos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal).

Após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ no portal do Poupatempo e no aplicativo Poupatempo Digital.

Além dos canais digitais do Poupatempo, os portais Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Senatran (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/), e dos aplicativos Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito (CDT) também podem ser utilizados para baixar e imprimir o documento. O motorista poderá imprimir em papel sulfite comum (A4-branca).

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Rio das Pedras tem a pior nota

Rio das Pedras tem a pior nota em efetividade da gestão municipal pelo oitavo ano

07 Pelo quinto ano seguido Rio das Pedras ficou com a pior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), desenvolvido desde 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A análise indica que o munícipio está com baixo nível de adequação. No histórico rio-pedrense, a...
Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Fracasso de público é a melhor expressão para demonstrar como foi o Carnaval 2025 em Rio das Pedras. A festa aconteceu entre os dias 1 e 4 de março. As bandas FarofAxé e Afropira se apresentaram no palco montado próximo a rotatória entre as avenidas Darwin do Amaral Viegas e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas junto ao município

Parcelamento de dívidas aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o PERF/2025 (Programa Especial de Recuperação Fiscal), no dia 24 de fevereiro. Caso seja sancionada pelo prefeito, a lei permitirá o parcelamento de dívidas de contribuintes – pessoa física ou jurídica – de débitos com o município gerados até...