Verão chega com frio e chuva em quase todo o país

Nesta quinta-feira (22), os temporais se concentraram no Centro-Norte, onde o calor e a umidade estão em alta. Bem diferente do Centro-Sul onde teve chuva, garoa e frio. A chuva esteve mais concentrada entre Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Os maiores acumulados foram registrados em São Mateus (ES), Brasília, Ilhéus (BA), Blumenau (SC).

A alta pressão continua empurrando instabilidades, vento gelado, garoa e chuva para o Sul e Sudeste. A frente fria que estava unida a uma baixa pressão, começa se deslocar, deixando o tempo mais quente e com cara de verão. Um corredor de umidade continua despejando chuva no Centro-Norte.

Em São Paulo, o dia começa com garoa nas primeiras horas, o sol deve aparecer à tarde e com chuva. Do fim de semana para cá, as temperaturas entraram em queda livre no Centro-Sul do Brasil. Chuva, garoa e até frio, que chegou no finzinho da primavera e permanece até agora.

Características do Verão
O início da estação é chamado de solstício de verão – o dia mais longo do ano (em relação à noite). A estação termina em 20 de março de 2023 às 18h25, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O verão é marcado pelo período de elevação das temperaturas em todo o Brasil. Por isso, como os dias são mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições do tempo, fenômenos típicos dessa época são: chuvas fortes, quedas de granizo, ventos de intensidade moderada à forte e descargas elétricas.

Previsões
As chuvas devem ficar acima da média no Sudeste nos próximos três meses no Espírito Santo, na região do Triângulo Mineiro e metropolitana de Belo Horizonte, além do oeste e leste de São Paulo. Nas demais áreas a previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média.

Já as temperaturas devem ficar próximas e ligeiramente acima da média em grande parte da região.

Compartilhe:

Rio das Pedras tem a pior nota

Rio das Pedras tem a pior nota em efetividade da gestão municipal pelo oitavo ano

07 Pelo quinto ano seguido Rio das Pedras ficou com a pior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), desenvolvido desde 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A análise indica que o munícipio está com baixo nível de adequação. No histórico rio-pedrense, a...
Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Fracasso de público é a melhor expressão para demonstrar como foi o Carnaval 2025 em Rio das Pedras. A festa aconteceu entre os dias 1 e 4 de março. As bandas FarofAxé e Afropira se apresentaram no palco montado próximo a rotatória entre as avenidas Darwin do Amaral Viegas e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas junto ao município

Parcelamento de dívidas aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o PERF/2025 (Programa Especial de Recuperação Fiscal), no dia 24 de fevereiro. Caso seja sancionada pelo prefeito, a lei permitirá o parcelamento de dívidas de contribuintes – pessoa física ou jurídica – de débitos com o município gerados até...