Empresa de sorvetes promove palestra na ETEC Dr. José Coury

À convite dos estudantes do 2ª ano do curso técnico em Administração, a empresária Helena Marta Bispo, proprietária da Noblita Sorvetes, esteve na ETEC Dr. José Coury para acompanhar o seminário de conclusão do segundo módulo do curso.

A proposta pedagógica do trabalho foi orientada pelo professor Tiago Nemuel Custódio, na disciplina Gestão Empreendedora e Inovação. O desafio dos alunos era levar uma empresa do mundo real para dentro da sala de aula. Desta forma, os alunos convidaram a empresa Noblita e sua proprietária à ETEC.

Logo após a apresentação dos alunos, Helena Bispo iniciou sua palestra, sinalizando a trajetória da empresa, desde sua data de fundação em 15 de dezembro de 1998. Helena destacou os desafios do micro e pequeno empresário no Brasil, em razão do alto custo para operar e manter um negócio, bem como os detalhes relativos à gestão de pessoas, administração financeira e orçamentária e aspectos técnicos ligados a capacidade produtiva.

A empresária fez questão de enaltecer o papel empreendedor, dinâmico, criativo e inovador de seu sócio fundador, Isaías Gomes Nascimento, que faleceu em junho de 2020 em virtude de um câncer, aos 50 anos de idade.

Helena era esposa de Isaías e sempre o ajudou desde a abertura da empresa. “Sempre trabalhei junto com o Isaías na empresa, mas minha parte era outra. Eu comecei no balcão, fui trabalhar numa filial em Piracicaba e depois retornei para aprender a trabalhar na produção, no chão de fábrica. Quando o Isaías faleceu, tudo caiu no meu colo, do dia para a noite”, declarou.

Helena assumiu os negócios e confidenciou aos presentes que hoje precisa fazer praticamente um pouco de tudo, desde o balcão até pesquisa e desenvolvimento. A palestrante esclareceu que a Noblita quase fechou as portas na pandemia. Além das dificuldades comuns das empresas em nível mundial, foi na mesma época, no início de 2019, que Isaías foi diagnosticado com câncer.

Atualmente, segundo Helena, a Noblita está voltando a decolar: as dívidas foram colocadas em dia; fornecedores e parceiros antigos foram mantidos e outros novos foram desenvolvidos pela empresa; alguns funcionários chave foram remanejados e mantidos no processo produtivo.

O professor Edinilson Silvio Pimpinato, coordenador de projetos responsável pela coordenação pedagógica da ETEC, em conjunto com a empresária, firmou o compromisso junto aos alunos para que façam a implementação do novo plano de marketing e comunicação com foco em mídias sociais para a Noblita. O desafio será concluído até dezembro de 2023.

Nessa nova empreitada, os estudantes também poderão contar com o suporte técnico do professor Antônio Rodrigues dos Santos, coordenador do curso de Administração, que também esteve presente, participando da organização evento.

Ao término de sua palestra, Helena aproveitou para lançar seu novo produto, com merchandising de degustação a todos os alunos e professores presentes. A nova essência denominada “chocolate belga” já está disponível em todos os pontos de venda.

Compartilhe:

BastidoresDaPolitica_Logo

Bastidores da Política

Politização para os outros, política para ele A reação do presidente da Câmara, Pastor Emerson Vieira, ao noticiário da última semana foi, no mínimo, curiosa. Incomodado com a repercussão de sua fala sobre os R$ 20 milhões do Governo Federal e, principalmente, com a sugestão nada despretensiosa sobre a volta...
Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores de bairros de Rio das Pedras voltaram a reclamar do excesso de barulho provocado por motos, carros com som alto e bicicletas motorizadas, especialmente durante a noite e a madrugada. As queixas, que já haviam chegado à Câmara Municipal e sido tema de discussão em plenário, ganharam novo capítulo...
CAPA ETEC lidera mas escolas de Rio das Pedras ficam abaixo de cidades vizinhas no Enem

Enem 2025: escolas de Rio das Pedras ficam abaixo das melhores da região; ETEC lidera desempenho no município

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), permitem um novo retrato do desempenho das escolas de Rio das Pedras e da região. No município rio-pedrense, a ETEC Doutor José Coury foi a escola com melhor resultado, alcançando média geral...