Prefeito diz que cidade pode ficar sem água

O prefeito Marcos Buzeto fez um alerta quando ao aumento do consumo de água que tem ocorrido em Rio das Pedras. De acordo com o alcaide, o consumo diário antes da crise hídrica de 2021 era de 12 milhões de litros. Durante o racionamento, o consumo caiu pela metade. Contudo, nas últimas semanas, o gasto voltou a chegar nos 12 milhões de litros.

O alerta foi feito durante a cerimonia de formatura do CEI Bruna Maniassi Zeppelini. Para enfatizar a necessidade de economizar água, Buzeto mostrou fotos com o nível baixo de água, praticamente secas. De acordo com o prefeito, o índice de chuvas tem sido menor neste ano do que em anteriores.

“Pode chegar o dia em que não teremos esse bem precioso (água). Não estamos bem na questão de recursos hídricos. A água tem chegado nas casas, mas num futuro próximo poderemos comprometer o futuro de nossas crianças”, discursou Marcos Buzeto ao apelar: “Pelo amor de Deus, nos ajude”.

O prefeito mostrou ainda um vídeo feito por ele mesmo de uma pessoa lavando o carro após lavar a calçada. O chefe do executivo orientou para que as pessoas abordem quem estiver lavando calçadas e pedir para que parem de desperdiçar água.

Questionado, o Departamento de Comunicação da Prefeitura não informou se o prefeito seguiu a própria sugestão e falou com o morador que gastava água. Também não disse que o morador foi multado, de acordo com a legislação municipal vigente.

Multa por desperdício – Desde outubro de 2021 está em vigor a Lei Municipal que proíbe o uso irracional de água, bem como o desperdício de água tratada. O desperdício, pela legislação, é entendido como a prática de lavar calçadas com o uso contínuo de água utilizando mangueira, molhar ruas continuamente, manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água de forma continuada, lavar veículos automotores com o uso contínuo de água, utilizando-se de mangueira ininterruptamente sem o auxílio de um recipiente d’água – exceto para os casos de lava-jatos que poderão possuir sistema visando à redução do consumo de água ou a reutilização desta.

A lei determina que o infrator primeiro será advertido por escrito. Em caso de reincidência, a multa é de R$ 500, valor que será dobrado no caso de nova infração.

A fiscalização também pode ser feita por cidadãos – como o prefeito, por exemplo – poderão denunciar o desperdício por meio dos serviços de Ouvidoria do Poder Executivo, visando a apuração dos fatos denunciados, desde que devidamente comprovados.

Compartilhe:

BastidoresDaPolitica_Logo

Bastidores da Política

Politização para os outros, política para ele A reação do presidente da Câmara, Pastor Emerson Vieira, ao noticiário da última semana foi, no mínimo, curiosa. Incomodado com a repercussão de sua fala sobre os R$ 20 milhões do Governo Federal e, principalmente, com a sugestão nada despretensiosa sobre a volta...
Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores de bairros de Rio das Pedras voltaram a reclamar do excesso de barulho provocado por motos, carros com som alto e bicicletas motorizadas, especialmente durante a noite e a madrugada. As queixas, que já haviam chegado à Câmara Municipal e sido tema de discussão em plenário, ganharam novo capítulo...
CAPA ETEC lidera mas escolas de Rio das Pedras ficam abaixo de cidades vizinhas no Enem

Enem 2025: escolas de Rio das Pedras ficam abaixo das melhores da região; ETEC lidera desempenho no município

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), permitem um novo retrato do desempenho das escolas de Rio das Pedras e da região. No município rio-pedrense, a ETEC Doutor José Coury foi a escola com melhor resultado, alcançando média geral...