Prefeito diz que cidade pode ficar sem água

O prefeito Marcos Buzeto fez um alerta quando ao aumento do consumo de água que tem ocorrido em Rio das Pedras. De acordo com o alcaide, o consumo diário antes da crise hídrica de 2021 era de 12 milhões de litros. Durante o racionamento, o consumo caiu pela metade. Contudo, nas últimas semanas, o gasto voltou a chegar nos 12 milhões de litros.

O alerta foi feito durante a cerimonia de formatura do CEI Bruna Maniassi Zeppelini. Para enfatizar a necessidade de economizar água, Buzeto mostrou fotos com o nível baixo de água, praticamente secas. De acordo com o prefeito, o índice de chuvas tem sido menor neste ano do que em anteriores.

“Pode chegar o dia em que não teremos esse bem precioso (água). Não estamos bem na questão de recursos hídricos. A água tem chegado nas casas, mas num futuro próximo poderemos comprometer o futuro de nossas crianças”, discursou Marcos Buzeto ao apelar: “Pelo amor de Deus, nos ajude”.

O prefeito mostrou ainda um vídeo feito por ele mesmo de uma pessoa lavando o carro após lavar a calçada. O chefe do executivo orientou para que as pessoas abordem quem estiver lavando calçadas e pedir para que parem de desperdiçar água.

Questionado, o Departamento de Comunicação da Prefeitura não informou se o prefeito seguiu a própria sugestão e falou com o morador que gastava água. Também não disse que o morador foi multado, de acordo com a legislação municipal vigente.

Multa por desperdício – Desde outubro de 2021 está em vigor a Lei Municipal que proíbe o uso irracional de água, bem como o desperdício de água tratada. O desperdício, pela legislação, é entendido como a prática de lavar calçadas com o uso contínuo de água utilizando mangueira, molhar ruas continuamente, manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água de forma continuada, lavar veículos automotores com o uso contínuo de água, utilizando-se de mangueira ininterruptamente sem o auxílio de um recipiente d’água – exceto para os casos de lava-jatos que poderão possuir sistema visando à redução do consumo de água ou a reutilização desta.

A lei determina que o infrator primeiro será advertido por escrito. Em caso de reincidência, a multa é de R$ 500, valor que será dobrado no caso de nova infração.

A fiscalização também pode ser feita por cidadãos – como o prefeito, por exemplo – poderão denunciar o desperdício por meio dos serviços de Ouvidoria do Poder Executivo, visando a apuração dos fatos denunciados, desde que devidamente comprovados.

Compartilhe:

Lixo acumulado nas esquinas do Bom Jardim na noite desta terça-feira (6). Foto: Jhony Ferreira

Coleta volta a acumular lixo nas esquinas dos bairros

A coleta de lixo em Rio das Pedras voltou a ser problemas para moradores. Assim como no início de 2023, os coletores de lixo passam nas residências recolhendo sacos de lixo para deixar acumulado no meio da rua. Por muitas vezes, esse acúmulo é feito durante a manhã e o...
Incêndio teria sido causado por uma vela. Perícia investiga caso.

Mãe e filha morrem em incêndio no Bom Retiro

Mãe e filha morreram em um incêndio residencial no bairro Bom Retiro, em Rio das Pedras. A ocorrência, em andamento na manhã desta quarta-feira (7), é na Rua Mário Petrini. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estiveram no local para o trabalho de rescaldo e investigação dos focos...
Produção da Câmara teve quatro PLs, quatro moções e 27 indicações. Foto: Alex Calmon

Câmara recebe projetos de lei do PPA e LDO de Rio das Pedras

Na sessão ordinária desta segunda-feira (5), os vereadores receberam dois projetos de lei encaminhados pelo Executivo. O primeiro dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) de Rio das Pedras para o período de 2025 a 2029. Já o PL 7/25 trata a respeito da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o...