Sem tratamento, esgoto segue sendo despejado no Tijuco Preto

Rio das Pedras continua sem nenhum litro de esgoto tratado, mesmo após a retomada da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em dezembro de 2020. O prazo para conclusão da obra era de 12 meses. Contudo, após a execução de grande parte da ETE, os trabalhos estão interrompidos novamente.

Na manhã desta quinta-feira (22) não havia ninguém no local, que fica próximo a Rodovia do Açúcar. O aspecto é de abandono, com mato alto. Algumas estruturas de concreto já estão quebradas. Na guarita erguida, não há vidros, a caixa d’água está no banheiro e resta o acabamento.

Os únicos que conseguem aproveitar a construção inacabada são os quero-queros, que aproveitam a água da chuva no fundo das lagoas para se hidratar.

De acordo com o Departamento de Comunicação da Prefeitura, a obra está em fase final de conclusão, com previsão para o final de outubro.

A construção da ETE teve início em 2012, por meio do Programa Água Limpa, do Governo do Estado. Contudo, a obra foi interrompida por falta de documentação para instalação da Estação Elevatória de Esgoto.
Devido o longo tempo sem manifestação do município, a verba destinada à obra voltou aos cofres do Estado.

Na gestão passada, a Prefeitura regularizou a documentação necessária e buscou recursos para concluir a obra. Junto com DesenvolveSP, a administração do então prefeito Carlos Defavari viabilizou R$ 5 milhões financiados sem cobrança de juros.

A contrapartida do município, na época, era de R$ 1,7 milhão.
A ETE de Rio das Pedras terá quatro lagoas para tratamento dos esgotos sanitários, sendo duas anaeróbias (onde o esgoto é tratado por bactérias que não consomem oxigênio), duas lagoas aeróbias (onde o esgoto é tratado por bactérias que consomem oxigênio) e de desinfecção; uma estação elevatória de esgoto bruto, linhas de recalque e emissário de esgoto tratado, com escadas hidráulicas que favorecem a oxigenação dos efluentes. 1,7 mil quilos/dia de carga orgânica deixarão de ser lançados in natura do Ribeirão Tijuco Preto.

Projetada para tratar o esgoto doméstico de 50 mil habitantes, a ETE irá atingir mais do que 100% da população atual, deixando reservas para o crescimento projetado de Rio das Pedras.

Esgoto no Tijuco
Enquanto a obra não é concluída, Rio das Pedras segue descumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA). O TAC previa multa diária ao município por não haver tratamento de esgoto, que gera prejuízos graves ao Ribeirão Tijuco Preto.

O córrego, que atravessa a cidade, apresenta vários pontos de vazamentos de esgoto. Com isso, no final do trecho urbano do rio, próximo à ponte da Rua Cristina Taranto Paris e à Rodovia Júlio Antônio Basso, a água é suja, com forte mal cheiro.

De acordo com a Prefeitura, estão sendo levantados os pontos de rompimento da rede de afastamento de esgoto nas imediações do Ribeirão Tijuco Preto. “A previsão de sanar tais rompimentos somente poderá ser estipulada após o levantamento dos pontos”, informa a nota, sem dar qualquer prazo para solucionar a situação.

Compartilhe:

Categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy

Receita retida: entenda como fica a venda de canetas emagrecedoras

Farmácias e drogarias de todo o país passaram a reter receitas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. A categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy.A decisão por um controle mais rigoroso na prescrição e na dispensação desse tipo de medicamento foi tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária...
Reserva de 30% será dividida entre negros, indígenas e quilombolas. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como será a nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite dessa sexta-feira (27), e regulamenta a lei federal sancionada no início do mês, que ampliou para...
Atividades para colorir podem ajudar na redução do estresse e da ansiedade porque, muito provavelmente, promovem um estado de relaxamento semelhante à meditação

Hábito de colorir livros pode trazer benefícios à saúde mental

Estar constantemente conectado às redes sociais pode causar problemas relacionados ao estresse e à ansiedade, ainda mais em um mundo no qual as informações estão cada vez mais digitalizadas e que o tempo gasto em aplicativos é cada vez maior. Como forma de diminuir o tempo gasto nas redes, muitas...