Sem tratamento, esgoto segue sendo despejado no Tijuco Preto

Rio das Pedras continua sem nenhum litro de esgoto tratado, mesmo após a retomada da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em dezembro de 2020. O prazo para conclusão da obra era de 12 meses. Contudo, após a execução de grande parte da ETE, os trabalhos estão interrompidos novamente.

Na manhã desta quinta-feira (22) não havia ninguém no local, que fica próximo a Rodovia do Açúcar. O aspecto é de abandono, com mato alto. Algumas estruturas de concreto já estão quebradas. Na guarita erguida, não há vidros, a caixa d’água está no banheiro e resta o acabamento.

Os únicos que conseguem aproveitar a construção inacabada são os quero-queros, que aproveitam a água da chuva no fundo das lagoas para se hidratar.

De acordo com o Departamento de Comunicação da Prefeitura, a obra está em fase final de conclusão, com previsão para o final de outubro.

A construção da ETE teve início em 2012, por meio do Programa Água Limpa, do Governo do Estado. Contudo, a obra foi interrompida por falta de documentação para instalação da Estação Elevatória de Esgoto.
Devido o longo tempo sem manifestação do município, a verba destinada à obra voltou aos cofres do Estado.

Na gestão passada, a Prefeitura regularizou a documentação necessária e buscou recursos para concluir a obra. Junto com DesenvolveSP, a administração do então prefeito Carlos Defavari viabilizou R$ 5 milhões financiados sem cobrança de juros.

A contrapartida do município, na época, era de R$ 1,7 milhão.
A ETE de Rio das Pedras terá quatro lagoas para tratamento dos esgotos sanitários, sendo duas anaeróbias (onde o esgoto é tratado por bactérias que não consomem oxigênio), duas lagoas aeróbias (onde o esgoto é tratado por bactérias que consomem oxigênio) e de desinfecção; uma estação elevatória de esgoto bruto, linhas de recalque e emissário de esgoto tratado, com escadas hidráulicas que favorecem a oxigenação dos efluentes. 1,7 mil quilos/dia de carga orgânica deixarão de ser lançados in natura do Ribeirão Tijuco Preto.

Projetada para tratar o esgoto doméstico de 50 mil habitantes, a ETE irá atingir mais do que 100% da população atual, deixando reservas para o crescimento projetado de Rio das Pedras.

Esgoto no Tijuco
Enquanto a obra não é concluída, Rio das Pedras segue descumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA). O TAC previa multa diária ao município por não haver tratamento de esgoto, que gera prejuízos graves ao Ribeirão Tijuco Preto.

O córrego, que atravessa a cidade, apresenta vários pontos de vazamentos de esgoto. Com isso, no final do trecho urbano do rio, próximo à ponte da Rua Cristina Taranto Paris e à Rodovia Júlio Antônio Basso, a água é suja, com forte mal cheiro.

De acordo com a Prefeitura, estão sendo levantados os pontos de rompimento da rede de afastamento de esgoto nas imediações do Ribeirão Tijuco Preto. “A previsão de sanar tais rompimentos somente poderá ser estipulada após o levantamento dos pontos”, informa a nota, sem dar qualquer prazo para solucionar a situação.

Compartilhe:

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras prendeu, na tarde desta terça-feira (25), um homem de 35 anos pelo crime de furto qualificado de telhas galvanizadas na obra da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdelice dos Santos Bastos Trevizam, em construção na Avenida David Miori, no bairro Monsenhor...
Na xícara da esquerda, água da torneira; na direita, água mineral

Moradores do Raul Coury denunciam água com mau cheiro, coloração escura e até insetos

Moradores do bairro Residencial Dr. Raul Coury, em Rio das Pedras, relatam enfrentar desde sexta-feira (14) uma grave alteração na qualidade da água fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Vídeos e fotos enviados em grupos de WhatsApp mostram água escura e até resíduos de insetos, além de...
Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...