Prefeitura promove o Saltinho Cultural com vasta programação

Prefeitura promove o Saltinho Cultural com vasta programação

A Prefeitura de Saltinho retoma as atividades culturais com uma ação inédita. Cria o Saltinho Cultural, uma programação cultural gratuita para as crianças e toda a família. Nesta primeira edição haverá teatro infantil, oficina de dança para crianças, oficina de teatro para jovens, musical infantil, intervenção de palhaços e show de serestas e serenatas tradicionais com músicas.

O Saltinho Cultural é uma iniciativa da Divisão de Esportes, Cultura e Lazer junto com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social. A ação inédita leva cultura pela primeira vez em três locais diferentes na cidade: Centro Cultural João Hermann Neto, Coreto da Praça Central e Centro de Convivência do Idoso “Marilene de Góis Salvador”.

O Saltinho Cultural promove acesso a atividades culturais gratuitas para toda a família. O objetivo do projeto é criar uma programação mensal com atrações culturais de música, teatro infantil, dança, circo, artes visuais e oficinas culturais. Essas ações são medidas de democratização do acesso a arte e a cultura a todas as camadas da população.

Circus, A NovaTournée (Teatro de Bonecos) – A Cia Circo dos Bonecos, de Salto, traz o picadeiro de um cirquinho mambembe, onde dois saltimbancos apresentam ovos equilibristas, minhocas trapezistas, árabe e seu dromedário abusado, a mosca dançarina, trapalhadas do Homem Bala e o famélico faquir. A atração acontece no dia 28 de agosto, às 18 horas, no Centro Cultural João Hermann Neto. A retirada do ingresso deve ser feita com até uma hora de antecedência e está sujeito a lotação. Pipoca e algodão doce serão distribuídas de graça.

Oficina de dança – O Brincando com os Passos será realizado nos dias 3 e 10 de setembro, a partir das 9 horas, no Centro Cultural João Hermann Neto. A proposta da oficina é brincar com gestos, ritmo e espaço experimentando movimentos de danças urbanas como Hip Hop, Freestyle, entre outros.

O público alvo são crianças de 8 a 12 anos. A inscrição pode ser feita até o dia 2 de setembro pelo WhatsApp 9.9289-4950. A orientação é para a utilização de roupas leves.

Oficina de iniciação ao teatro – Nos dias 17 e 24 de setembro, às 9 horas, será realizada a oficina Descobrindo o Palco. Os participantes irão aprender técnicas vocais, corporais e de interpretação. O aluno desenvolve concentração, coordenação, autoconfiança, segurança e agilidade para melhorar a presença cênica. O objetivo das aulas e criar um grupo de teatro na cidade.

A inscrição de jovens a partir de 14 anos deve ser feita até o dia 2 de setembro, pelo WhatsApp 9.9289-4950. As atividades acontecerão no Centro Cultural João Hermann Neto.

Seresta no Coreto – O Seresta no Coreto é um projeto inserido na programação do Saltinho Cultural que tem o objetivo de resgatar a tradição de ouvir, cantar e tocar serestas e serenatas tradicionais em espaços públicos. Além disso, é um evento cultural que resgata o hábito de ouvir música instrumental ou vocal de caráter simples e melodioso, executada a noite ao ar livre em homenagem a mulher amada. As noites de seresta serão realizadas no Coreto da Praça Central.

O primeiro Seresta no Coreto acontece no dia 24 de setembro, a partir das 19 horas, com a apresentação do Trio de Seresta com Sandra Rodrigues. Depois de estudar canto na Escola Ernest Mahle e MPB e JAZZ no Conservatório de Tatuí, Sandra entra no mercado de eventos. Sua voz já foi acompanhada por Orquestra Sinfônica e no interior paulista já fez shows em homenagem a Elis Regina, Chiquinha Gonzaga e Clara Nunes. Para enriquecer o Projeto Seresta no Coreto, a artista traz um repertório de clássicos de seresta.

Musical infantil – O Espaço Núcleo Teatro, de Limeira, leva para Saltinho o musical infantil O Mágico de Oz. Dorothy, uma garota que se perde em um mundo fantástico, busca saber o caminho de volta e precisa encontrar o Grande Mágico de Oz. Com a ajuda da Bruxa boa do Norte, Espantalho, Homem de Lata e Leão, Dorothy segue pela estrada de tijolos amarelos em direção à Cidade das Esmeraldas.

A apresentação gratuita acontece no dia 27 de novembro, às 18 horas, no Centro Cultural João Hermann Neto. Pipoca e algodão doce serão gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas