AMEs iniciam atendimentos para câncer de pele e intestino

AMEs iniciam atendimentos para câncer de pele e intestino

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de três cidades da região de Piracicaba passam a oferecer atendimento para diagnóstico de câncer de pele e de intestino a partir desta sexta (1º). A medida foi confirmada na última semana pela Secretaria Estadual de Saúde.

Na região, serão beneficiados os AMEs de Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara d’Oeste. Serão realizados consultas, exames, biópsias e cirurgias nas unidades que já possuem infraestrutura e profissionais especializados.

Entenda como vai funcionar
Os pacientes serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios. A previsão é que seja feita uma agenda exclusiva para o tratamento oncológico, com prazo para o diagnóstico reduzido de 90 para 45 dias para câncer de pele, e de 90 para 30 dias para tumores intestinais.

Por meio da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), que é responsável por promover a regulação para localizar a unidade de referência, os pacientes serão direcionados aos AMEs para consultas e exames especializados.

A mudança para as AMEs inclui também quimioterapia para os pacientes. No entanto, este tratamento com quimioterápicos será oferecido apenas para cinco cidades do estado na primeira etapa do Programa AME Oncologia – nenhuma na região de Piracicaba. A previsão é que o projeto inclua outros municípios nas próximas etapas, com adequação da infraestrutura.

O câncer de colón e reto é o que possui a segunda maior incidência no estado, de acordo com a Secretaria de Saúde. A agilidade no diagnóstico é fundamental para um tratamento mais eficaz e com maior chance de cura, e os AMEs também terão como fazer exame de colonoscopia.

Onde os serviços vão funcionar
O atendimento para câncer de pele será feito nos AMEs de Santa Bárbara d’Oeste, Limeira e Piracicaba. Já o atendimento para câncer de intestino acontecerá nos AMEs de Santa Bárbara d’Oeste e Limeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas