Guarda Civil Municipal tem semana de prisões em Rio das Pedras

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio das Pedras tem se esforçado para manter a segurança da cidade. Nos últimos dias foram realizadas operações de sucesso que resultaram em prisões. A mais recente delas ocorreu na tarde de terça-feira (31), quando a corporação foi acionada via plantão para prestar apoio à Policia Militar na região central.

Três indivíduos estavam perambulando pela cidade em atitude suspeita. Durante a abordagem, um dos suspeitos disse estar “dando um pião” – andando sem rumo definido – e que no interior do veículo havia maconha. Feita a averiguação, foi constatado o entorpecente. Além disso, um dos indivíduos era procurado pela Justiça. Todos foram levados para à Delegacia de Polícia Civil e permaneceram à disposição da Justiça.

Carga roubada – Na madrugada dia 30, os GCM Bertin e Victor com a viatura de prefixo GC10, faziam patrulhamento pelo bairro Bom Jesus. Notaram a presença de três indivíduos ao lado de um caminhão. Por julgar a atitude suspeita, os agentes decidiram realizar a abordagem e constataram se tratar de um furto em andamento. Solicitaram apoio dos GCM Helson e Aparecido, com a viatura GC09.

No local, com um dos suspeitos foram encontradas uma faca e uma mochila com parte do produto furtado. Com outro suspeito, que tentou fugir, foi encontrada uma outra parte do produto do furto. O terceiro suspeito era quem tirava a carga do caminhão e passava para os comparsas.

Diante dos fatos, os agentes deram voz de prisão ao trio, que foi conduzido juntamente com o produto do furto e a vítima para a Delegacia de Polícia do 1º DP de Piracicaba. A autoridade policial de plantão ratificou a voz de prisão e os indivíduos permaneceram presos à disposição da Justiça. A carga furtada foi devolvida ao proprietário.

Roubo a joalheria – Na quinta-feira passada (26), uma loja no Centro de Rio das Pedras foi assaltada. Os GCM Martin e Elaine, que realizavam o patrulhamento, foram acionados por um comerciante que avistou dois indivíduos correndo em atitude suspeita, carregando um saco de cor escura.

O assalto ocorreu por volta das 9h45. No saco, os bandidos carregavam colares, anéis, pingentes, pulseiras, tudo em ouro. Deixaram o local a bordo de um Peugeot azul com placa de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.

A ocorrência foi transmitida para outras viaturas e aos GCM Clovis, Cunha, Comandante Gianino, Moraes, Marcos e Figueredo.

Diante das informações colhidas, a corporação de Rio das Pedras acionou a GCM de Piracicaba. Dados do carro foram transmitidos à rede de comunicação da polícia, momento em que guardas-civis da Central 153 analisaram o sistema Detecta, de radar inteligente, que apontou que o Peugeot havia passado na avenida comendador Luciano Guidotti. A Guarda iniciou o acompanhamento e os criminosos foram para a ponte do Mirante. A suspeita é que eles iriam fugir para São Pedro.

Conforme apurou a polícia, teriam proximidades com criminosos que moram no bairro São Dimas, naquela cidade. Em continuidade à ocorrência, perto da ponte – no contrafluxo -, com as motos, estavam os guardas Felipe e Ferezin. O motorista do Peugeot tentou a fuga, mas o sinal fechou. Quando abriu novamente, os guardas foram atrás pela avenida Rui Barbosa e a dupla foi presa no início da avenida 1º de Agosto. Foram recuperadas mais de 500 peças de joias.

Importância das câmeras – O delegado Mauro José Arthur, de Rio das Pedras, disse que o sistema de radar inteligente foi fundamental na captura dos criminosos. “Foi um trabalho brilhante das guardas de Piracicaba e Rio das Pedras. Reforço que é importantíssimo o poder público, principalmente municipal, instalar esses radares inteligentes”, disse.

“Em Rio das Pedras não temos esses radares e é um pleito que estou discutindo há muito tempo com a prefeitura. Com as câmeras, quando o ladrão passar com um veículo suspeito, o radar ‘avisa’ a polícia e ela consegue prender”, observou.

Rio das Pedras, de acordo com o delegado, tem quatro saídas para as rodovias e não possui um radar inteligente. Foi graças a este serviço que a Guarda de Piracicaba conseguiu prender os ladrões. “Enalteço o trabalho dos guardas das duas cidades”.

Compartilhe:

Rio das Pedras tem a pior nota

Rio das Pedras tem a pior nota em efetividade da gestão municipal pelo oitavo ano

07 Pelo quinto ano seguido Rio das Pedras ficou com a pior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), desenvolvido desde 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A análise indica que o munícipio está com baixo nível de adequação. No histórico rio-pedrense, a...
Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Fracasso de público é a melhor expressão para demonstrar como foi o Carnaval 2025 em Rio das Pedras. A festa aconteceu entre os dias 1 e 4 de março. As bandas FarofAxé e Afropira se apresentaram no palco montado próximo a rotatória entre as avenidas Darwin do Amaral Viegas e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas junto ao município

Parcelamento de dívidas aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o PERF/2025 (Programa Especial de Recuperação Fiscal), no dia 24 de fevereiro. Caso seja sancionada pelo prefeito, a lei permitirá o parcelamento de dívidas de contribuintes – pessoa física ou jurídica – de débitos com o município gerados até...