Guarda Civil Municipal tem semana de prisões em Rio das Pedras

Guarda Civil Municipal tem semana de prisões em Rio das Pedras

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio das Pedras tem se esforçado para manter a segurança da cidade. Nos últimos dias foram realizadas operações de sucesso que resultaram em prisões. A mais recente delas ocorreu na tarde de terça-feira (31), quando a corporação foi acionada via plantão para prestar apoio à Policia Militar na região central.

Três indivíduos estavam perambulando pela cidade em atitude suspeita. Durante a abordagem, um dos suspeitos disse estar “dando um pião” – andando sem rumo definido – e que no interior do veículo havia maconha. Feita a averiguação, foi constatado o entorpecente. Além disso, um dos indivíduos era procurado pela Justiça. Todos foram levados para à Delegacia de Polícia Civil e permaneceram à disposição da Justiça.

Carga roubada – Na madrugada dia 30, os GCM Bertin e Victor com a viatura de prefixo GC10, faziam patrulhamento pelo bairro Bom Jesus. Notaram a presença de três indivíduos ao lado de um caminhão. Por julgar a atitude suspeita, os agentes decidiram realizar a abordagem e constataram se tratar de um furto em andamento. Solicitaram apoio dos GCM Helson e Aparecido, com a viatura GC09.

No local, com um dos suspeitos foram encontradas uma faca e uma mochila com parte do produto furtado. Com outro suspeito, que tentou fugir, foi encontrada uma outra parte do produto do furto. O terceiro suspeito era quem tirava a carga do caminhão e passava para os comparsas.

Diante dos fatos, os agentes deram voz de prisão ao trio, que foi conduzido juntamente com o produto do furto e a vítima para a Delegacia de Polícia do 1º DP de Piracicaba. A autoridade policial de plantão ratificou a voz de prisão e os indivíduos permaneceram presos à disposição da Justiça. A carga furtada foi devolvida ao proprietário.

Roubo a joalheria – Na quinta-feira passada (26), uma loja no Centro de Rio das Pedras foi assaltada. Os GCM Martin e Elaine, que realizavam o patrulhamento, foram acionados por um comerciante que avistou dois indivíduos correndo em atitude suspeita, carregando um saco de cor escura.

O assalto ocorreu por volta das 9h45. No saco, os bandidos carregavam colares, anéis, pingentes, pulseiras, tudo em ouro. Deixaram o local a bordo de um Peugeot azul com placa de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo.

A ocorrência foi transmitida para outras viaturas e aos GCM Clovis, Cunha, Comandante Gianino, Moraes, Marcos e Figueredo.

Diante das informações colhidas, a corporação de Rio das Pedras acionou a GCM de Piracicaba. Dados do carro foram transmitidos à rede de comunicação da polícia, momento em que guardas-civis da Central 153 analisaram o sistema Detecta, de radar inteligente, que apontou que o Peugeot havia passado na avenida comendador Luciano Guidotti. A Guarda iniciou o acompanhamento e os criminosos foram para a ponte do Mirante. A suspeita é que eles iriam fugir para São Pedro.

Conforme apurou a polícia, teriam proximidades com criminosos que moram no bairro São Dimas, naquela cidade. Em continuidade à ocorrência, perto da ponte – no contrafluxo -, com as motos, estavam os guardas Felipe e Ferezin. O motorista do Peugeot tentou a fuga, mas o sinal fechou. Quando abriu novamente, os guardas foram atrás pela avenida Rui Barbosa e a dupla foi presa no início da avenida 1º de Agosto. Foram recuperadas mais de 500 peças de joias.

Importância das câmeras – O delegado Mauro José Arthur, de Rio das Pedras, disse que o sistema de radar inteligente foi fundamental na captura dos criminosos. “Foi um trabalho brilhante das guardas de Piracicaba e Rio das Pedras. Reforço que é importantíssimo o poder público, principalmente municipal, instalar esses radares inteligentes”, disse.

“Em Rio das Pedras não temos esses radares e é um pleito que estou discutindo há muito tempo com a prefeitura. Com as câmeras, quando o ladrão passar com um veículo suspeito, o radar ‘avisa’ a polícia e ela consegue prender”, observou.

Rio das Pedras, de acordo com o delegado, tem quatro saídas para as rodovias e não possui um radar inteligente. Foi graças a este serviço que a Guarda de Piracicaba conseguiu prender os ladrões. “Enalteço o trabalho dos guardas das duas cidades”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas