Esalq alerta para risco de geada até o próximo dia 20

Agência Brasil

Agência BrasilConforme boletim do Sistema Tempocampo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), uma massa de ar frio se estabeleceu no Centro-Sul, diminuindo as temperaturas e gerando risco de geada para a região.
Segundo dados do sistema Tempocampo, até o dia 20 de maio as temperaturas mínimas deverão variar de 1 a 8ºC, para boa parte da região, o que irá gerar condições de geadas de intensidade fraca a alta. Em geral, temperaturas entre 3 e 7ºC medidas à 2 m da superfície indicam geadas de intensidade fraca. Temperaturas entre 1 e 3ºC indicam geadas com intensidade moderada, podendo causar danos significativos às lavouras. Já temperaturas menores que 1ºC, indicam geadas de alta intensidade, o que gera danos gerais às lavouras, em grandes áreas.

Vale ressaltar que geadas de intensidade fraca a moderado, as áreas com possibilidade de danos mais expressivos são as baixadas e talhões com canaviais em início do desenvolvimento. Ademais, as geadas ocorrem apenas sob condições de céu limpo (noturno), umidade relativa baixa e ventos fracos.

Os dados do Sistema Tempocampo corroboram com os dados do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Os termômetros na região de Piracicaba  chegaram a 0,6ºC na madrugada desta quinta-feira (19) com a massa polar que atinge todo o país. A temperatura foi registrada em Cordeirópolis (SP), a menor atingida entre as cidades da região monitoradas.

A onda de frio era prevista pelo Climatempo como uma das mais intensas do ano. Foram diretamente impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil.

Nesta madrugada, todas as cidades da região monitoradas pelo IAC tiveram temperaturas menores que 8ºC.

Além de Cordeirópolis: 0,6ºC, Saltinho: 2,2ºC, Limeira: 3,1ºC, Rio das Pedras: 3,9ºC e Piracicaba com 4,4ºC. As temperaturas mais elevadas ficaram com Nova Odessa: 6,9ºC, Charqueada: 7ºC e São Pedro: 7,9ºC.

Segundo a pesquisadora do IAC, Angelica Prela Pantano, as temperaturas devem se manter abaixo dos 7º C nas cidades da região de Piracicaba, pelo menos até sexta-feira (20). Porém, a sensação térmica pode dar impressão de temperaturas ainda mais baixas.

Uma onda de frio tão intensa em maio não é comum, no entanto, não são inéditas, segundo a pesquisadora. “Isso pode ocorrer devido à entrada e passagem de massa polar que, de acordo com a intensidade, pode alcançar áreas maiores.”

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...