Solpack Agronet reduz carga horária e mantém salários dos funcionários

A Solpack Agronet inovou na promoção de qualidade de vida e condições de trabalho para seus colaboradores. No ano de 2020 realizou a redução da carga horário para os funcionários que atuam na linha de produção de 8 para 6 horas diárias. Com isso, a indústria que opera nas 24 horas do dia, passou de três para quatro turnos. A ousada modificação deu tão certo que a equipe do setor administrativo também passará (passou) a atuar em 6 horas diárias.

Além de proporcionar mais tempo livre aos funcionários e valorizar as horas trabalhadas, a empresa precisou contratar mais profissionais para atuar durante o novo turno adotado. “Pode parecer estranho para quem é empresário, mas é preciso pensar um pouco fora da caixa.

Com a redução da jornada de trabalho, não há mais intervalo de uma hora para refeições. Fazemos uma pausa de 15 minutos para um lanche em cada turno. A produtividade e nível de atenção dos funcionários aumentaram muito. O resultado final foi o aumento em 25% da produção e, com esse incremento na receita, custeamos o crescimento no quadro de funcionários”, explica Alda Maria Car, gerente geral da Solpack Agronet.

Para tomar tal decisão, a direção da empresa pesquisou outras indústrias que tomaram atitudes simulares. O aumento na produção é reflexo do ganho na qualidade das condições de trabalho. “Estudos comprovam que o profissional não consegue permanecer 8 horas focado. O nível de suspensão é muito maior. Além disso, o psicológico ganha com a melhora da qualidade de vida, convívio familiar, há mais tempo para estudar e se aprimorar, ser responsável pelo seu tempo”, continua Alda. A gerente destaca também que houve a redução no número de atestados médicos apresentados.

Embora não haja informação de outras empresas na região adotando o mesmo sistema de redução da carga horária sem afetar os salários, os resultados alcançados pela Solpack Agronet indicam resultados positivos com a medida. “Aumentamos o número de funcionários e nosso maquinário graças ao crescimento na produção em 25%, que tem se mantido estável. Pensamos no bem estar dos funcionários e da empresa. Tivemos a ousadia de dar mais tempo aos colaboradores, quebramos paradigmas e estamos colhendo os frutos”, pondera Alda Car.

A gerente geral da Solpack Agronet faz questão de aconselhar aos empresários para que ponderem a possibilidade de adotar turnos de 6 horas. “Mais do que aumentar os ganhos da indústria, é pensar no bem-estar da cidade, que passa a ter pessoas com maior qualidade de vida, que terão mais tempo para consumir no comércio local e fazer os recursos financeiros girarem a economia. É ajudar a construir um lugar melhor para todos”, finalizou, lembrando o lema da Solpack: tecer para proteger.

Compartilhe:

Curso Técnico de Contabilidade conclui semana pedagógica com visita a escritório07

Curso Técnico de Contabilidade conclui semana pedagógica com visita a Audtec

Os alunos do curso técnico de contabilidade da Escola Municipal Contador Waldomiro Domingos Justolim (Escola do Comércio) tiveram um período intenso para aprender de forma prática os ensinamentos transmitidos das aulas. A semana pedagógica, que teve início no dia 16 de setembro, foi concluída com uma visita escritório de contabilidade...
Polícia Militar prende dois homens por tráfico de drogas01

Polícia Militar prende dois homens por tráfico de drogas, posse irregular de armas e falsificação de bebidas em Rio das Pedras e Saltinho

Uma operação da Força Tática da Polícia Militar resultou, na noite desta quarta-feira (9), na prisão de dois homens suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, posse irregular de armas de fogo, falsificação de bebidas alcoólicas e jogos de azar. As ações ocorreram simultaneamente em Rio das Pedras e Saltinho....
Exprefeito Marrano completa 80 anos e comemora com familiares

Ex-prefeito Marrano completa 80 anos e comemora com familiares

Cerca de um mês após o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945, nascia Francisco Eduardo Marrano, justamente no dia de São Francisco de Assis, 4 de outubro. Coincidentemente seu avô materno se chamava Francisco (Taranto). Desta forma, os pais não tiveram dúvida e o batizaram de Francisco. Seu nome...