Graças a verba de Ricardo Izar, Casa de Acolhimento atua em sede própria

Graças a verba de Ricardo Izar, Casa de Acolhimento atua em sede própria

A Casa de Acolhimento Patrícia Guidolim Guadagnim, ou Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes, atua em Rio das Pedras atendendo jovens em situação de vulnerabilidade. A sede própria, atual, foi viabilizada graças a intervenção do deputado federal Ricardo Izar, que destinou R$ 400 mil em emenda parlamentar por meio de convênio junto ao então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

O prédio conta com 247,23m² de área construída, seguindo as orientações do Governo Federal. A orientação foi pela edificação em formato de uma casa padrão, para dar a sensação de acolhimento aos jovens atendidos. Além de salas para reunião, técnica e de coordenação e dois banheiros para funcionários, a casa tem sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavanderia e quatro suítes – com quartos de 3,7 x 3,65 metros e banheiros de 5,65 metros quadrados – e área externa.

A Casa de acolhimento tem como proposta oferecer serviço de acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva, onde as famílias estão impossibilitadas de cumprir a função e cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno a sua família ou encaminhados para família substitutiva. São atendidos jovens de 0 a 18 anos incompletos, de ambos os sexos.
O serviço é prestado por equipe técnica capacitada para garantir a preservação e fortalecimento familiar e comunitário.

Antes, em prédio alugado, a capacidade de atendimento era de dez crianças. No novo prédio, construído com a verba encaminhada pelo deputado federal Ricardo Izar, as condições permitem o atendimento de até 20 crianças e adolescentes, conforme estabelece a legislação.

“Nosso abrigo tem papel fundamental na ressocialização de crianças e adolescentes que enfrentam conflitos familiares. O espaço atual, com aspecto de uma casa tradicional, traz o acolhimento que esses jovens tanto precisam. Essa melhoria só foi possível graças a intervenção do deputado federal Ricardo Izar, que está atento às necessidades de Rio das Pedras e constantemente encaminhar recursos para melhorias em nossa cidade”, destacou Cibele Mussin, diretora de Ação Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas