Graças a verba de Ricardo Izar, Casa de Acolhimento atua em sede própria

A Casa de Acolhimento Patrícia Guidolim Guadagnim, ou Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes, atua em Rio das Pedras atendendo jovens em situação de vulnerabilidade. A sede própria, atual, foi viabilizada graças a intervenção do deputado federal Ricardo Izar, que destinou R$ 400 mil em emenda parlamentar por meio de convênio junto ao então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

O prédio conta com 247,23m² de área construída, seguindo as orientações do Governo Federal. A orientação foi pela edificação em formato de uma casa padrão, para dar a sensação de acolhimento aos jovens atendidos. Além de salas para reunião, técnica e de coordenação e dois banheiros para funcionários, a casa tem sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavanderia e quatro suítes – com quartos de 3,7 x 3,65 metros e banheiros de 5,65 metros quadrados – e área externa.

A Casa de acolhimento tem como proposta oferecer serviço de acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva, onde as famílias estão impossibilitadas de cumprir a função e cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno a sua família ou encaminhados para família substitutiva. São atendidos jovens de 0 a 18 anos incompletos, de ambos os sexos.
O serviço é prestado por equipe técnica capacitada para garantir a preservação e fortalecimento familiar e comunitário.

Antes, em prédio alugado, a capacidade de atendimento era de dez crianças. No novo prédio, construído com a verba encaminhada pelo deputado federal Ricardo Izar, as condições permitem o atendimento de até 20 crianças e adolescentes, conforme estabelece a legislação.

“Nosso abrigo tem papel fundamental na ressocialização de crianças e adolescentes que enfrentam conflitos familiares. O espaço atual, com aspecto de uma casa tradicional, traz o acolhimento que esses jovens tanto precisam. Essa melhoria só foi possível graças a intervenção do deputado federal Ricardo Izar, que está atento às necessidades de Rio das Pedras e constantemente encaminhar recursos para melhorias em nossa cidade”, destacou Cibele Mussin, diretora de Ação Social.

Compartilhe:

Rio das Pedras tem mais de 10 mil endividados

Rio das Pedras tem mais de 10 mil endividados; Serasa faz feirão “Limpa Nome”

Rio das Pedras tem 10.471 endividados segundo o mapeamento apresentado pelo Serasa. O número é 2% maior do que o mesmo período de 2024. O valor médio da dívida por inadimplente em Rio das Pedras é de R$ 5.638,02, o equivalente a quase quatro salários mínimos. O valor total dos...
Vereadores denunciam abandono de veículos e más condições na Garagem Municipal01

Vereadores denunciam abandono de veículos e más condições na Garagem Municipal

Os vereadores Leandro Penatti e Jhony do Depósito estiveram neste sábado (1) na Garagem Municipal, localizada na Avenida José Augusto da Fonseca, entre as ruas Vereador Vitor Pôncio e Professor Manoel da Costa Neves, para verificar denúncias sobre o estado de conservação da frota municipal. O cenário encontrado chamou a...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Estórias de um reinado Os moradores mais antigos de um reinado não tão distante lembram bem das histórias de um reizinho, que foi deposto e sucedido por um ancião. E que, anos depois, deixou o trono para um boneco recém criado: Marnóquio. Gepeto viu sua criação crescer e se destacar...