Graças a verba de Ricardo Izar, Casa de Acolhimento atua em sede própria

A Casa de Acolhimento Patrícia Guidolim Guadagnim, ou Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes, atua em Rio das Pedras atendendo jovens em situação de vulnerabilidade. A sede própria, atual, foi viabilizada graças a intervenção do deputado federal Ricardo Izar, que destinou R$ 400 mil em emenda parlamentar por meio de convênio junto ao então Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

O prédio conta com 247,23m² de área construída, seguindo as orientações do Governo Federal. A orientação foi pela edificação em formato de uma casa padrão, para dar a sensação de acolhimento aos jovens atendidos. Além de salas para reunião, técnica e de coordenação e dois banheiros para funcionários, a casa tem sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavanderia e quatro suítes – com quartos de 3,7 x 3,65 metros e banheiros de 5,65 metros quadrados – e área externa.

A Casa de acolhimento tem como proposta oferecer serviço de acolhimento provisório para crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva, onde as famílias estão impossibilitadas de cumprir a função e cuidado e proteção, até que seja viabilizado o retorno a sua família ou encaminhados para família substitutiva. São atendidos jovens de 0 a 18 anos incompletos, de ambos os sexos.
O serviço é prestado por equipe técnica capacitada para garantir a preservação e fortalecimento familiar e comunitário.

Antes, em prédio alugado, a capacidade de atendimento era de dez crianças. No novo prédio, construído com a verba encaminhada pelo deputado federal Ricardo Izar, as condições permitem o atendimento de até 20 crianças e adolescentes, conforme estabelece a legislação.

“Nosso abrigo tem papel fundamental na ressocialização de crianças e adolescentes que enfrentam conflitos familiares. O espaço atual, com aspecto de uma casa tradicional, traz o acolhimento que esses jovens tanto precisam. Essa melhoria só foi possível graças a intervenção do deputado federal Ricardo Izar, que está atento às necessidades de Rio das Pedras e constantemente encaminhar recursos para melhorias em nossa cidade”, destacou Cibele Mussin, diretora de Ação Social.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...