Antony Luciano é terceiro em etapa do Paulista de Mountain Bike

Antony Luciano é terceiro em etapa do Paulista de Mountain Bike

O atleta rio-pedrense Antony Luciano voltou a ser destaque em uma etapa do Campeonato Paulista de Mountain Bike XCC/XCO. O jovem conquistou o terceiro lugar na categoria Infanto Juvenil após três voltas no circuto, que totalizou 15 quilômetros de prova. A Federação Paulista de Ciclismo promoveu a competição. O competidor faz parte da equipe Terra Brasil Race Team/ Rio Garden Mall/ Tork/ Kaiowá Bikes/ Proshock/ S2 Piracicaba/ Biral Race Team/ Be Courius Uniformes.

O resultado poderia ter sido ainda melhor, uma vez que Antony Luciano sofreu uma queda em um dos obstáculos do circuito altamente técnico e que exigiu muito dos atletas. Apesar do tombo, o rio-pedrense da Terra Brasil retomou em uma prova de recuperação e conseguiu garantir um lugar no pódio, somando pontos importantes para o campeonato.

A competição aconteceu no “bikepark” do Thor Bike Trail, em Araçoiaba da Serra, no último fim de semana. No sábado (16) ocorreram quatro baterias, sendo do XCO pela manhã e XCC à tarde, e mais três baterias de XCO no domingo. A competição é válida pela segunda e terceira etapas do Ranking Paulista 2022.

Ao todo, 160 atletas participaram do evento, divididos em várias categorias. A etapa foi aberta a ciclistas federados ou não, com 31 categorias para o XCO e seis para o XCC.

A modalidade XCC teve um circuito de 1,5 km/volta. Ela se caracteriza por provas rápidas, porém de alta intensidade. A disputa ocorre em grupo, onde os ciclistas largam juntos e em circuitos curtos, de até no máximo 2 km, nos quais o percurso pode contar com obstáculos naturais e/ou artificiais. Em média, as baterias podem durar até meia hora e com seis a oito voltas.

Trata-se de uma disputa dinâmica, com muitas fugas e perseguições, onde melhor sempre fica reservado para a volta final. O XCC serve de prova classificatória para a posição de largada do XCO, o que torna a disputa bastante emocionante.

Já o Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO) teve a prova realizada em um circuito de 4,6 km/volta de extensão. Ela possui circuito variado e mais longo em comparação ao XCC. A categoria possui maior dificuldade, e os atletas dependem da habilidade técnica sobre a bike e de um bom preparo físico para obterem bom resultados.

É uma prova de estratégia, em que um pequeno erro ou um ataque na hora errada podem definir o campeão. O percurso é geralmente formado por caminhos rochosos, obstáculos, descidas técnicas e até rampas, dependendo da competição.

Antony Luciano, da Terra Brasil, conquistou o pódio mesmo depois de cair.

Leia mais: Antony Luciano é vice-campeão de Media Paulista de Ciclismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas