Caminhada marca dia de conscientização do Autismo

Caminhada marca dia de conscientização do Autismo

Na manhã deste domingo (3), um grupo de mães, pais e avós de crianças e jovens autistas promoveram uma caminhada para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O objetivo da ação organizada por Naiâmara Pauluk, mãe do Noah, foi de levar conhecimento à população sobre o transtorno e a importância do diagnóstico precoce e tratamento. O evento contou com o apoio da Vereadora Vanessa Botam, ELM Divulgações e da Guarda Civil Municipal.

“Quando eu decidi enfrentar (os desafios para garantir os direitos da criança autista), eu como mãe não pensei só no meu filho, eu pensei no filho de todas vocês. A minha luta é a luta de vocês e a luta de vocês é a minha também. Então, que a gente possa se unir neste ano para fazermos tudo o que nossos filhos têm direito”, disse Naiâmara Pauluk, que agradeceu o apoio dado por Vanessa Botam: “todo mundo virou as costas pra gente, quando se correr atrás de um e atrás de outro, todos viraram as costas pra gente. Mas ela (Vanessa Botam) não virou”.

Diana Priscila, mãe do Kauã de 16 anos, lembrou também estar há tempos na luta pela conscientização do Autismo e afirmou que Botam foi a primeira parlamentar a se engajar com a causa: “eu sou uma das mais antigas nessa parte do Autismo e ela é a primeira vereadora mesmo que está dando apoio”.

“Hoje é difícil ver alguém correr atrás da causa do autismo. Através da Naiâmara conseguimos realizar a primeira caminhada e acredito que será a primeira de muitas”, afirmou Vanessa Botam, convidando a todos para participar da palestra que irá promover na próxima quarta-feira (6), na Câmara de Vereadores, com o tema Comunicação com a criança autista, ministrada pela fonoaudióloga Michelly Basso.

A caminhada, escoltada por viaturas da Guarda Civil Municipal, saiu de frente da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, seguiu pela rua Dr. Mário Tavares, desceu pela Francisco Correa de Barros e voltou pela Prudente de Moraes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas