Vacinação infantil começa nesta sexta (21) em Rio das Pedras

A vacinação contra o Covid-19 para crianças com idade entre 5 e 11 anos começa nesta sexta-feira (21), em Rio das Pedras. Na primeira etapa serão imunizados os pequenos com comorbidades estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A vacinação ocorrerá na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa (São Cristóvão), das 8h às 11h30.
Os responsáveis pelas crianças deverão apresentar a certidão de nascimento, CPF, cartão SUS, cartão de consulta ou comprovante de residência em nome dos pais. A orientação é que os pais ou responsáveis façam com antecedência o cadastro da criança no site Vacina Já. A comorbidade deve ser comprovada por meio de receitas, exames, relatórios ou prescrição médica.

São consideradas comorbidades: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensa, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de down e Cirrose hepática.

No primeiro lote, Rio das Pedras recebeu 170 doses da vacina. De acordo com a Secretaria da Saúde, o Governo do Estado encaminha a remessa do imunizante às terças-feiras sem aviso prévio da quantidade.

Coronavac liberada pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (20) autorizar a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, incluindo um veto ao uso em pessoas com baixa imunidade. A vacinação em crianças com 5 anos será exclusiva com o imunizante da Pfizer.

Com a liberação, o Governo do Estado espera aplicar a dose inicial contra o Covid-19 em todas as 4,3 milhões de crianças de São Paulo no prazo de três semanas. As primeiras aplicações infantis com a Coronavac começaram às 14h38 desta quinta, na vacinação de Caetano de Jesus Martins Moreira, de 9 anos, e Camila Pastore, de 10, na escola estadual Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste da capital.

O Governo do Estado atualizou o calendário de vacinação, com a imunização de crianças com comorbidades até o dia 10 de fevereiro. Paralelamente, as Prefeituras também poderão imunizar outras 3,4 milhões de crianças por faixa etária. De 20 a 30 de janeiro será a vez das com idade entre 9 a 11 anos. Entre 31 de janeiro e 10 de fevereiro, a campanha vai priorizar aquelas de 5 a 8 anos. O calendário pode sofrer alterações a critério da Prefeitura conforme a evolução da vacinação. O Governo de São Paulo estima que todas as crianças paulistas recebam a primeira dose até a primeira quinzena de fevereiro.

Compartilhe:

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Nova tabela do IR entra em vigor; veja o que muda

Começou a valer nesta quinta-feira (1º) a isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para quem recebe até R$ 3.036 por mês, o equivalente a dois salários mínimos em valores atualizados. Uma primeira atualização da tabela do IR já havia sido sancionada em 1º de maio do ano passado. A nova atualização deve...
Foto: Anderson Riedel/PR

Lei que torna permanente a Política Nacional Aldir Blanc é sancionada

Foi sancionado, nesta sexta-feira (2), o projeto de lei 363/2025, que torna a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) permanente. O texto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, permite um tempo maior para a aplicação dos repasses de R$ 15 bilhões previstos a estados e municípios em projetos culturais...
Foto: Renato Menezes/AscomAGU

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está elaborando uma proposta de Plano de Ressarcimento Excepcional para os aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos não autorizados por entidades associativas. A medida foi discutida em reunião na tarde desta sexta-feira (2), conduzida pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e...