Vacinação infantil começa nesta sexta (21) em Rio das Pedras

A vacinação contra o Covid-19 para crianças com idade entre 5 e 11 anos começa nesta sexta-feira (21), em Rio das Pedras. Na primeira etapa serão imunizados os pequenos com comorbidades estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A vacinação ocorrerá na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa (São Cristóvão), das 8h às 11h30.
Os responsáveis pelas crianças deverão apresentar a certidão de nascimento, CPF, cartão SUS, cartão de consulta ou comprovante de residência em nome dos pais. A orientação é que os pais ou responsáveis façam com antecedência o cadastro da criança no site Vacina Já. A comorbidade deve ser comprovada por meio de receitas, exames, relatórios ou prescrição médica.

São consideradas comorbidades: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensa, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de down e Cirrose hepática.

No primeiro lote, Rio das Pedras recebeu 170 doses da vacina. De acordo com a Secretaria da Saúde, o Governo do Estado encaminha a remessa do imunizante às terças-feiras sem aviso prévio da quantidade.

Coronavac liberada pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (20) autorizar a aplicação da vacina CoronaVac em crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, incluindo um veto ao uso em pessoas com baixa imunidade. A vacinação em crianças com 5 anos será exclusiva com o imunizante da Pfizer.

Com a liberação, o Governo do Estado espera aplicar a dose inicial contra o Covid-19 em todas as 4,3 milhões de crianças de São Paulo no prazo de três semanas. As primeiras aplicações infantis com a Coronavac começaram às 14h38 desta quinta, na vacinação de Caetano de Jesus Martins Moreira, de 9 anos, e Camila Pastore, de 10, na escola estadual Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste da capital.

O Governo do Estado atualizou o calendário de vacinação, com a imunização de crianças com comorbidades até o dia 10 de fevereiro. Paralelamente, as Prefeituras também poderão imunizar outras 3,4 milhões de crianças por faixa etária. De 20 a 30 de janeiro será a vez das com idade entre 9 a 11 anos. Entre 31 de janeiro e 10 de fevereiro, a campanha vai priorizar aquelas de 5 a 8 anos. O calendário pode sofrer alterações a critério da Prefeitura conforme a evolução da vacinação. O Governo de São Paulo estima que todas as crianças paulistas recebam a primeira dose até a primeira quinzena de fevereiro.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...