Governo de SP autoriza atividade delegada para policiais civis

Desde a implementação no Estado, vereadores e membros do Conselho Municipal de Segurança fazem apelo para que Rio das Pedras firme convênio para que haja reforço do efetivo da Polícia Militar na cidade

Desde a implementação no Estado, vereadores e membros do Conselho Municipal de Segurança fazem apelo para que Rio das Pedras firme convênio para que haja reforço do efetivo da Polícia

O Governador João Doria sancionou a Lei Complementar que autoriza os policiais civis a desempenhar a atividade delegada nos municípios e voluntariamente reforçarem o policiamento durante suas folgas.
A Lei Complementar nº 1.372/2022, que foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (13), altera a Lei 10.291/68 sobre o Regime Especial de Trabalho Policial para possibilitar a ampliação das ações de segurança pública em 645 cidades do Estado, com gestão associada de serviços públicos entre governos estadual e municipais.
O município interessado em incluir o trabalho dos policiais civis nas ações de segurança pública em áreas de interesse da sociedade poderá firmar um convênio com o Estado. Anteriormente, o serviço era permitido apenas a policiais militares. A atuação dos policiais civis na atividade delegada será regulamentada com publicação no Diário Oficial do Estado.

Polícia Militar
Para a Polícia Militar, a atividade delegada foi regulamentada em 2009 pelo Governo do Estado, sendo desenvolvida atualmente em 192 cidades. A cidade de São Paulo foi a pioneira no programa, que visa o combate à criminalidade – policiais militares em folga trabalham no policiamento ostensivo e preventivo. Atualmente, o Estado tem em média 1,4 mil vagas/dia disponibilizada para o programa que é firmado entre as prefeituras e a SSP.
A participação na Atividade Delegada é voluntária e os PMs só podem trabalhar até 96 horas por mês nessa função. Para os policiais, a atividade é uma oportunidade para complementar a renda, uma vez que são remunerados pela Prefeitura pelo serviço prestado. Os policiais que participam da Atividade Delegada cumprem escalas feitas pelo Comando da Polícia Militar, usam farda, viaturas, armas e colete balísticos da corporação e estão completamente protegidos diante de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica.
As prefeituras interessadas em ter esta parceria devem procurar o Comando da Polícia Militar da região com um projeto específico que atenda às necessidades do município. Depois, esse documento deve ser encaminhado ao Comando Geral da PM e à SSP para que, depois de analisado, possa ser aprovado pelo secretário da Segurança Pública.

Em Rio das Pedras
Desde a implementação no Estado, vereadores e membros do Conselho Municipal de Segurança fazem apelo para que Rio das Pedras firme convênio para que haja reforço do efetivo da Polícia Militar na cidade. Contudo, até o momento, o convênio não foi formalizado.
Caso firmasse o convênio que possibilita o reforço no efetivo policial da cidade, o Estado seria responsável pelo fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), armamentos e outros meios necessários para o desenvolvimento de suas atividades. Ao Estado também caberia arcar com custos e despesas relacionadas à aquisição e disponibilização de viaturas, manutenção dos veículos, bem como o fornecimento de combustível e outras despesas relacionadas as operações realizadas.
Ao município cabe o pagamento da remuneração dos policiais militares apenas pelas horas trabalhadas.

Compartilhe:

Cuidados simples podem fazer a diferença para evitar acidentes na terceira idade

Dia Mundial de Prevenção a Quedas: 5 dicas para prevenir quedas e proteger a saúde dos idosos

As quedas estão entre as principais causas de hospitalização e perda de autonomia entre idosos no Brasil. Para reforçar a importância da prevenção e promover um ambiente mais seguro, o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado em 24 de junho, é um convite para adotar medidas simples no dia...
Responsáveis por alunos devem manifestar interesse pelo almoço nas secretarias das escolas

Escolas Estaduais oferecem almoço para alunos nas férias; inscrições vão até dia 27

As escolas da rede estadual de São Paulo recebem, até a próxima sexta-feira (27), as inscrições para o almoço nas férias, que será ofertado em 3.700 unidades de ensino durante o recesso do mês de julho. Em Rio das Pedras, as escolas estaduais Prof.ª Maria José de Aguiar Zeppelini, no...
GolpeInternet

Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet

Um levantamento feito para o relatório semestral Global de Tendências de Fraude Omnichannel da TransUnion mostrou que 40% dos brasileiros já foram alvo de fraudes por e-mail, internet, telefone ou mensagens de texto e 10% dos pesquisados disseram ter caído nos golpes. As perdas atingiram uma média de R$ 6.311....