Procura por atendimento Covid é dez vezes maior em Janeiro


Os reflexos das festas de final de ano estão aflorando em Rio das Pedras, assim como tem ocorrido em todo o Brasil. Na cidade, no dia 31 de dezembro, não tinha sido confirmado nenhum caso novo do Covid-19 e os pacientes em isolamento domiciliar eram dez e assim permaneceu até o dia 2 de janeiro. Na segunda-feira (3) surgiram 31 novos casos positivos. Foram mais 24 positivos no dia seguinte e mais 11 na quarta-feira (5). Nesta quinta-feira (6) foram confirmados mais 22 casos positivos de Covid em Rio das Pedras, levando o número de pacientes em isolamento para 80 e o de casos suspeitos para 55.
A quantidade de pessoas com sintomas de síndrome gripal cresceu muito nos últimos dias e o medo de contrair o Covid provocou uma grande corrida em busca de atendimento médico nas unidades de saúde. De acordo com a direção do Hospital São Vicente de Paulo, que administra o Pronto Socorro Municipal, a busca por atendimento mais do que dobrou nesta primeira semana do ano. Já a procura por testes de Covid junto à UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa subiu da média diária de seis pacientes para 30 buscas espontâneas e mais 30, em média, encaminhados pelo Pronto Socorro para realizar o teste.
“O medo do Covid fez as pessoas buscarem atendimento médico a cada surgimento de sintomas gripais. Contudo, é preciso estar alerta e evitar riscos desnecessários como se aglomerar nas unidades de saúde, podendo sim se contaminar com o vírus caso a pessoa não esteja. A orientação é para que, no caso de coriza, a pessoa deve ficar em casa. Se tiver coriza e febre, continue em casa, mas em alerta. Caso apresente coriza, febre e tosse, procure atendimento médico nas unidades básicas. Se também estiver com falta de ar, aí sim é o caso de procurar o Pronto Socorro”, explicou Joaldo Gonçalves de Oliveira, secretário da Saúde, que completou: “as pessoas precisam ter cautela e estar atentas aos sinais de gripe. Nessa época do ano é comum casos de gripe comum. Ir ao Pronto Socorro e UBS sem a real necessidade é correr um risco desnecessário de contrair a Covid. De qualquer forma, para aumentar a capacidade de atendimento em nossa rede, disponibilizamos o atendimento médico exclusivo para casos Covid das 12 às 16 horas, de segunda à sexta-feira, e das 7 às 12 horas aos sábados junto a UBS Dr. Matheus Bonassa”.


Outro reflexo da epidemia de gripe é a corrida às farmácias em busca de antivirais. Embora uma parte tenha ido aos estabelecimentos realizar as compras dos produtos após consulta e recomendação médica, outra foi por contra própria, sem orientações de profissionais, o que faz especialistas em saúde alertarem sobre o uso indevido.
Isso fez com que alguns medicamentos começassem a faltar nas farmácias. “Não tem para vender e não tem para comprar. Nenhum dos fornecedores, não tem previsão”, explicou o farmacêutico Eder de Oliveira.
“Pelo uso indiscriminado de antiviral é possível ter resistência do vírus a certos medicamentos, a gente vê isso com bactéria, mas isso existe para vírus também. Pelos protocolos do Ministério da Saúde, o uso só estaria indicado em pacientes de maior risco para complicação pela infecção pelo vírus influenza. Então, a rigor, não são todas as pessoas com indicação. Isso pode levar sim a um desabastecimento e falta da medicação para quem precisa, de fato”, ressaltou o médico infectologista André Bueno.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...