Rio das Pedras não terá Carnaval em 2022

Rio das Pedras não terá Carnaval em 2022

A Prefeitura de Rio das Pedras confirmou o cancelamento das festividades de Carnaval em 2022. O motivo é a pandemia da Covid-19. Em nota, o Executivo afirmou que a iniciativa visa evitar mais uma onda de contágio, além de ser uma forma de respeitar os 105 cidadãos rio-pedrenses que perderam a vida para o coronavírus. Embora ainda não haja uma previsão de gastos que as festividades custariam, a Prefeitura afirmou que irá destinar os recursos do Carnaval para apoiar a Saúde e a Educação do município.

Questionada, a Prefeitura afirmou não possuir uma definição a respeito de atividades alternativas para o Carnaval, como a realização de lives com shows. “Existem planos, mas nenhum fechado ainda”, explicou o Departamento de Comunicação.

Na região, nenhum município confirmou a realização de festas de Carnaval no próximo ano. O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) se reuniu para debater vários assuntos, entre eles a realização de Carnaval. O grupo levou em conta os decretos atuais referentes a eventos e, por isso, até agora não estão permitidas festividades que não se enquadram nos quesitos, que são limite de público, protocolos e controle sanitário.

A RMP ainda deve debater novamente o assunto com a atualização da resolução vigente. Alguns municípios ainda aguardam a decisão do conselho para definir se farão eventos relacionados ao Carnaval.

Algumas cidades já definiram que não haverá festa e outras estão avaliando a situação. São os casos de Charqueada, Cosmópolis, Elias Fausto, Rafard e Santa Bárbara d’Oeste, além de Rio das Pedras. Águas de São Pedro, Capivari, Cordeirópolis, Nova Odessa, Piracicaba e Saltinho irão avaliar a situação.

Em Piracicaba, a prefeitura diz que a última resolução do Governo do Estado de São Paulo só permite eventos com limite de público, ou seja, com controle sanitário. “Portanto, as festividades que não se enquadram nesses quesitos, não estão permitidas até o momento.” A administração informou, ainda, que nos próximos dias essa resolução pode ser alterada e a realização ou não do Carnaval 2022 está condicionada a essa alterações e a decisões do município. Por enquanto não há definição.

Já em Limeira, a prefeitura informou que não serão realizados eventos relacionados ao Carnaval em 2022. “A decisão tem como objetivo principal a preservação da saúde pública. Eventos particulares que sigam as regras determinadas pelo Estado podem acontecer”, diz a nota.

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste também optou pelo cancelamento da festa. A administração diz que considerou o cenário de incerteza para o início do ano e, portanto, o calendário de eventos não prevê realização de Carnaval. Os eventos para o primeiro semestre em 2022 serão menores e em espaços abertos.

Ao contrário do interior, em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a festa deve acontecer sem restrições sanitárias. A prefeitura estima que será a maior edição do evento realizada na cidade. Cerca de 15 milhões de pessoas são esperadas.

A Prefeitura de Rio das Pedras confirmou o cancelamento das festividades de Carnaval em 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas