Mutirão do Novembro Azul terá 150 exames no Centro Médico

Mutirão do Novembro Azul terá 150 exames no Centro Médico

A Secretaria da Saúde irá promover, no próximo sábado (27), um mutirão de atendimentos com médicos urologistas com o propósito de prevenir o câncer de próstata, em alusão ao Novembro Azul. A partir das 8 horas serão distribuídas 150 senhas para atendimento junto ao Centro Médico de Especialidades Dr. Francisco Gorga Filho.

Para realizar o atendimento, foram preparados quatro consultórios, onde estarão dois médicos que farão exames de toque retal e encaminhamento para exame de sangue PSA. O público alvo são homens com idade a partir de 50 anos ou com mais de 45 anos caso haja histórico familiar de câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.

Palestra – O Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo promoveu palestras em seu anfiteatro a respeito do Novembro Azul e o câncer de próstata. As orientações foram passadas pela dr.ª Renata Carvalho, pela enfermeira Jucimara Pereira e pelo dr. Allan Spada Maimone.
Foram passadas informações sobre as causas, sintomas e tratamentos da doença. O preconceito e recusa de boa parte da população masculina em se consultar preventivamente também foi tema de debate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas