Pedra fundamental marca início da construção do novo Pronto Socorro

Deputado Roberto Alves enterra capsula do tempo onde será o novo Pronto Socorro

Uma capsula do tempo enterrada junto a entrada do futuro Pronto Socorro de Rio das Pedras marcou o lançamento da pedra fundamental que anunciou o início das obras para a construção da unidade de saúde. As obras já tiveram início com a terraplanagem e preparação para execução da fundação do prédio. O Pronto Socorro anterior foi demolido em novembro de 2020, mas o início das obras precisou ser atrasado em virtude da pandemia do Covid-19. Durante esse período, o atendimento de urgência e emergência foi realizado em uma ala do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo devidamente preparada, o que seguirá sendo feito até o final das obras.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada no sábado (23) e contou com a presença dos deputados federais Roberto Alves e Ricardo Izar, prefeitos de Saltinho (Helinho Bernardino), Adamantina (Márcio Cardim) e Taquarituba (Eder Miano), o juiz arbitral Comendador José Carvalho, Dunga (vereador de Araçatuba), Pedro Kawaii (vereador de Piracicaba), o vice-prefeito de Rio das Pedras (Tutinho) e vereadores rio-pedrenses Vanessa Botam, Professor Geraldo, Emerson Vieira, Joaquim Afonso, Nivaldo do Depósito, Nabuco, Zé do Paulo e Max Prestes, além de outras autoridades regionais como a diretora da DRS-X (Departamento Regional de Saúde de Piracicaba), Regiane Mendes.

 

Deputado Roberto Alves enterra capsula do tempo onde será o novo Pronto Socorro

“Quero agradecer nossa equipe, formada por verdadeiros guerreiros. Hoje podemos olhar para trás e ver quantas batalhas enfrentamos em meio a essa guerra contra o inimigo chamado de coronavírus. Agradecemos ao empenho dos médicos, que muitas vezes passaram dias sem voltar para casa. Agradecemos aos enfermeiros e técnicos de enfermagem que bravamente estiveram ao lado dos enfermos e as vezes iam ao banheiro para chorar”, destacou Daniela Tavares de Andrade, diretora do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, que continuou enaltecendo o trabalho da equipe de fisioterapia, de nutrição, do serviço social, da recepção, da farmácia, de higiene e limpeza, socorristas da ambulância, da manutenção, da informática, do controle de infecção hospitalar, do Raio-X, Recursos Humanos, laboratório e faturamento.

Para simbolizar a pedra fundamental foi montada uma caixa onde foram colocados jornais da cidade, região e estado, fotos do antigo Pronto Socorro e projeto do novo, assim como alguns itens sugeridos na hora, como uma máscara facial que representa o período de pandemia. A proposta é que a caixa seja desenterrada daqui 30 anos.

“Hoje o hospital de Rio das Pedras emprega mais de 200 pessoas, fora a equipe médica. Essa pedra fundamental é um marco de um novo ciclo com a construção do Pronto Socorro, que trará modernidade e tecnologia para o atendimento”, completou Daniela de Andrade.

Novo PS – O novo Pronto Socorro terá dois pavimentos. No térreo estarão os consultórios de atendimento com mais que o dobro da capacidade atual, passando dos atuais 4 mil atendimentos por mês para até 10 mil mensais. O acesso das ambulâncias passará a ser pelos fundos, eliminando riscos de atropelamentos na entrada principal, e mais próximo às salas de emergências que também terão a capacidade de atendimento dobrada.
No segundo andar será instalado um laboratório que avaliará de imediato o material coletado durante as consultas, acelerando os diagnósticos passados aos pacientes. No mesmo andar, será construído dez consultórios médicos para o atendimento agendado de especialidades.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...