Rio das Pedras decreta Estado de Calamidade Pública

O SAAE anunciou mais uma ampliação no período de racionamento de água

A Prefeitura de Rio das Pedras decretou, na última sexta-feira (1º), Estado de Calamidade Pública em virtude da forte estiagem que afeta a região. Dependente de captação de água superficial, os reservatórios que abastecem ao município estão quase secos, com o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) fazendo a transposição de água em reservatórios mais distantes, como na Fazenda Monte Belo.

Com o decreto, o Executivo está autorizado a abrir mão da legislação vigente para agilizar a execução de melhorias que reduzam os danos causados pela falta de chuvas, como por exemplo a dispensa de licitação para contratação de serviços e equipamentos. Ao SAAE, fica permitida a adoção de medidas que visem reduzir o uso e eliminar o desperdício de água, amenizar os riscos de desabastecimento, além de estimular a redução do uso de água junto aos consumidores.

Entre as medidas previstas e autorizadas estão requisitar o uso de reservatórios particulares e confiscar temporariamente minas d’água para reforçar o abastecimento. Durante o período do decreto – que tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 – SAAE e Prefeitura deverão manter campanhas informativas, orientadoras e educacionais sobre o uso racional da água potável.

De acordo com nota oficial da Prefeitura, o decreto facilita ações como a contratação de empresas que possam ajudar no fornecimento de água, comprar equipamentos para transportar, armazenar, tratar e distribuir a água de forma mais eficiente. “Permite também que o SAAE use de reservatórios, minas d´água, nascentes que se encontram dentro de propriedades particulares como reforço ao abastecimento da cidade. Poder fiscalizar o mau uso e o desperdício de água.”
Ações recentes – O SAAE iniciou nesta quarta-feira (6) a transposição de água em um reservatório existente entre o poço artesiano do Viegas e o bairro Luiz Massud Coury. A autarquia espera puxar cerca de 300 mil litros de água por dia. Para a transposição, mais uma vez a Prefeitura instalou sistema de tubulação para fazer o trajeto da captação.

Mais uma ampliação do racionamento – Na segunda-feira (4), o SAAE anunciou mais uma ampliação no período de racionamento de água. Dessa vez o fornecimento de água passou a ser durante 12 horas, com interrupção de 36 horas. Assim, a água foi distribuída até às 6 horas de segunda-feira (4), na madrugada de quarta-feira (6) e sexta-feira (8). O próximo fornecimento será entre às 18 horas de sábado (9) e 6 horas de domingo (10).

Mesmo com a alteração do racionamento, algumas casas do São Cristóvão voltaram a ficar sem água, uma vez que não foram abastecidas na madrugada de quarta. “Nesta quarta e quinta-feira um caminhão esteve pressurizando a rede. Enquanto isso, desde que terminou o fornecimento na terça-feira, estamos correndo para conseguir no mínimo 12 milhões de litros de água bruta para tratarmos e colocar na rede após às 18 horas”, explicou o prefeito Marcos Buzetto.

O SAAE anunciou mais uma ampliação no período de racionamento de água

Compartilhe:

Rio das Pedras tem a pior nota

Rio das Pedras tem a pior nota em efetividade da gestão municipal pelo oitavo ano

07 Pelo quinto ano seguido Rio das Pedras ficou com a pior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), desenvolvido desde 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A análise indica que o munícipio está com baixo nível de adequação. No histórico rio-pedrense, a...
Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Fracasso de público é a melhor expressão para demonstrar como foi o Carnaval 2025 em Rio das Pedras. A festa aconteceu entre os dias 1 e 4 de março. As bandas FarofAxé e Afropira se apresentaram no palco montado próximo a rotatória entre as avenidas Darwin do Amaral Viegas e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas junto ao município

Parcelamento de dívidas aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o PERF/2025 (Programa Especial de Recuperação Fiscal), no dia 24 de fevereiro. Caso seja sancionada pelo prefeito, a lei permitirá o parcelamento de dívidas de contribuintes – pessoa física ou jurídica – de débitos com o município gerados até...