Queimadas e estiagem fazem São Pedro declarar estado de emergência

Queimadas e estiagem fazem São Pedro declarar estado de emergência

A Prefeitura de São Pedro decretou, nesta quinta-feira (16), situação de emergência no município por motivos de grandes incêndios ocorridos em vários pontos do território são-pedrense, além da falta de chuvas na região. Com a medida, as licitações para alguns serviços são dispensadas e a prefeitura pode contratar voluntários em caso de algum desastre.

A intenção, segundo a administração municipal, é agilizar as providências de socorro e de atendimento à população em situações de emergência causadas pela estiagem e também pelas queimadas que vem atingindo a Serra do Itaqueri, em volta da cidade. Entre as ocorrências registradas nesta semana, as mais graves foram o fogo na serra de São Pedro e na região da estrada que liga São Pedro a Charqueada, nas proximidades das olarias Pessoti e Aranha.

O número de ocorrências registradas tanto pelo Corpo de Bombeiros como pela Guarda Civil Municipal ajuda a entender a dimensão do problema. Neste ano, de 1 de junho, quando começa a Operação Corta Fogo dos Bombeiros, até o dia 14 de setembro, a corporação registrou 92 atendimentos  de incêndio em vegetação.

Na Guarda Civil Municipal, de 13 de junho a 15 de setembro, foram 46 atendimentos realizados, com deslocamento de viaturas e mobilização dos guardas-civis municipais, sem contar inúmeros telefonemas atendidos pelas corporações.

O decreto estabelece situação jurídica especial para facilitar a gestão administrativa pública para a execução das ações preventivas e de combate aos incêndios, bem como à recuperação de áreas atingidas pelo fogo.


INVESTIGAÇÃO –
  As ocorrências desta semana motivaram pedido de apuração rigorosa pelo prefeito Thiago Silva em busca de identificar o local do início do fogo.  Em caso de comprovação de ação criminosa, todas as medidas serão adotadas para punir os responsáveis seja por ato intencional ou negligência.

Queimadas e estiagem fazem São Pedro declarar estado de emergência

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas