Queimadas e estiagem fazem São Pedro declarar estado de emergência

A Prefeitura de São Pedro decretou, nesta quinta-feira (16), situação de emergência no município por motivos de grandes incêndios ocorridos em vários pontos do território são-pedrense, além da falta de chuvas na região. Com a medida, as licitações para alguns serviços são dispensadas e a prefeitura pode contratar voluntários em caso de algum desastre.

A intenção, segundo a administração municipal, é agilizar as providências de socorro e de atendimento à população em situações de emergência causadas pela estiagem e também pelas queimadas que vem atingindo a Serra do Itaqueri, em volta da cidade. Entre as ocorrências registradas nesta semana, as mais graves foram o fogo na serra de São Pedro e na região da estrada que liga São Pedro a Charqueada, nas proximidades das olarias Pessoti e Aranha.

O número de ocorrências registradas tanto pelo Corpo de Bombeiros como pela Guarda Civil Municipal ajuda a entender a dimensão do problema. Neste ano, de 1 de junho, quando começa a Operação Corta Fogo dos Bombeiros, até o dia 14 de setembro, a corporação registrou 92 atendimentos  de incêndio em vegetação.

Na Guarda Civil Municipal, de 13 de junho a 15 de setembro, foram 46 atendimentos realizados, com deslocamento de viaturas e mobilização dos guardas-civis municipais, sem contar inúmeros telefonemas atendidos pelas corporações.

O decreto estabelece situação jurídica especial para facilitar a gestão administrativa pública para a execução das ações preventivas e de combate aos incêndios, bem como à recuperação de áreas atingidas pelo fogo.


INVESTIGAÇÃO –
  As ocorrências desta semana motivaram pedido de apuração rigorosa pelo prefeito Thiago Silva em busca de identificar o local do início do fogo.  Em caso de comprovação de ação criminosa, todas as medidas serão adotadas para punir os responsáveis seja por ato intencional ou negligência.

Queimadas e estiagem fazem São Pedro declarar estado de emergência

 

Compartilhe:

Categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy

Receita retida: entenda como fica a venda de canetas emagrecedoras

Farmácias e drogarias de todo o país passaram a reter receitas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. A categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy.A decisão por um controle mais rigoroso na prescrição e na dispensação desse tipo de medicamento foi tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária...
Reserva de 30% será dividida entre negros, indígenas e quilombolas. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como será a nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite dessa sexta-feira (27), e regulamenta a lei federal sancionada no início do mês, que ampliou para...
Atividades para colorir podem ajudar na redução do estresse e da ansiedade porque, muito provavelmente, promovem um estado de relaxamento semelhante à meditação

Hábito de colorir livros pode trazer benefícios à saúde mental

Estar constantemente conectado às redes sociais pode causar problemas relacionados ao estresse e à ansiedade, ainda mais em um mundo no qual as informações estão cada vez mais digitalizadas e que o tempo gasto em aplicativos é cada vez maior. Como forma de diminuir o tempo gasto nas redes, muitas...