Plantio de girassol reforça a importância da prevenção ao suicídio

Plantio de girassol reforça a importância da prevenção ao suicídio

A ação de “perseguir” o sol seguindo sua intensa luminosidade com a intenção de crescer e florescer – mesmo quando o sol se esconde entre as nuvens, a flor gira, persistente, em direção à luz – fez com que o girassol se tornasse símbolo de diversas campanhas em alusão ao Setembro Amarelo e o combate ao suicídio. Com este espírito de persistência vindo da natureza, a Secretaria de Saúde e a Unimed Piracicaba realizaram o plantio de diversas mudas de girassol na sede da Unimed Corpo e Mente. O objetivo foi ampliar o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.

Participaram desta ação, representando a Prefeitura e os servidores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o secretário de Saúde, Filemon Silvano, e a coordenadora da RAPS, Vandrea Novello; representando os colaboradores da Unimed, participaram Carlos Alberto Cury, diretor de marketing, Ernesto Valvano, gestor do Conselho de Recursos Próprios, e Juliana Fructuoso, gerente de Recursos Próprios. Na oportunidade, um grupo musical formado por colaborador da Unimed e pacientes da unidade Corpo e Mente, animaram o evento.

Ernesto Valvano, da Unimed, enalteceu a importância da ampliação e debate sobre prevenção ao suicídio bem como a parceria com a Prefeitura. “É mais que oportuno discutirmos a saúde mental tendo em vista que nos últimos anos o Brasil tem andado na contramão do mundo. Enquanto o mundo registra queda nos casos de suicídio, aqui vemos esta situação aumentar a cada dia, principalmente entre os jovens. Nós, setor privado e público, precisamos servir de apoio e mostrar a quem precisa que estamos prontos para acolhê-los”, disse.

O secretário de Saúde reforçou a importância de ampliar esse cuidado com a população. “Vivemos num momento de pandemia, de muitas dificuldades. Muitas pessoas perderam emprego, fecharam suas empresas e passam por necessidade. Precisamos pensar nestas questões e deixar aberta a porta para que eles possam ter o atendimento necessário para superar estas dificuldades e ter uma boa vida. Nós temos uma equipe muito bem preparada para acolher a população e, nesta parceria com a Unimed, reforçamos a força da nossa cidade na prevenção ao suicídio”, destacou Filemon Silvano.

Ao final da solenidade, e ao som de músicas alusivas ao Setembro Amarelo, autoridades e convidados puderam fazer o plantio de diversas mudas de girassol e ainda puderam levar para casa sementes com a intenção de espalhar a força e a persistência da flor no combate e prevenção ao suicídio.

O objetivo foi ampliar o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas