Plantio de girassol reforça a importância da prevenção ao suicídio

A ação de “perseguir” o sol seguindo sua intensa luminosidade com a intenção de crescer e florescer – mesmo quando o sol se esconde entre as nuvens, a flor gira, persistente, em direção à luz – fez com que o girassol se tornasse símbolo de diversas campanhas em alusão ao Setembro Amarelo e o combate ao suicídio. Com este espírito de persistência vindo da natureza, a Secretaria de Saúde e a Unimed Piracicaba realizaram o plantio de diversas mudas de girassol na sede da Unimed Corpo e Mente. O objetivo foi ampliar o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.

Participaram desta ação, representando a Prefeitura e os servidores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o secretário de Saúde, Filemon Silvano, e a coordenadora da RAPS, Vandrea Novello; representando os colaboradores da Unimed, participaram Carlos Alberto Cury, diretor de marketing, Ernesto Valvano, gestor do Conselho de Recursos Próprios, e Juliana Fructuoso, gerente de Recursos Próprios. Na oportunidade, um grupo musical formado por colaborador da Unimed e pacientes da unidade Corpo e Mente, animaram o evento.

Ernesto Valvano, da Unimed, enalteceu a importância da ampliação e debate sobre prevenção ao suicídio bem como a parceria com a Prefeitura. “É mais que oportuno discutirmos a saúde mental tendo em vista que nos últimos anos o Brasil tem andado na contramão do mundo. Enquanto o mundo registra queda nos casos de suicídio, aqui vemos esta situação aumentar a cada dia, principalmente entre os jovens. Nós, setor privado e público, precisamos servir de apoio e mostrar a quem precisa que estamos prontos para acolhê-los”, disse.

O secretário de Saúde reforçou a importância de ampliar esse cuidado com a população. “Vivemos num momento de pandemia, de muitas dificuldades. Muitas pessoas perderam emprego, fecharam suas empresas e passam por necessidade. Precisamos pensar nestas questões e deixar aberta a porta para que eles possam ter o atendimento necessário para superar estas dificuldades e ter uma boa vida. Nós temos uma equipe muito bem preparada para acolher a população e, nesta parceria com a Unimed, reforçamos a força da nossa cidade na prevenção ao suicídio”, destacou Filemon Silvano.

Ao final da solenidade, e ao som de músicas alusivas ao Setembro Amarelo, autoridades e convidados puderam fazer o plantio de diversas mudas de girassol e ainda puderam levar para casa sementes com a intenção de espalhar a força e a persistência da flor no combate e prevenção ao suicídio.

O objetivo foi ampliar o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema

 

 

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...