SAAE inicia limpeza de reservatório de água próximo a Painco

SAAE inicia limpeza de reservatório de água próximo a Painco

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou no último final de semana a limpeza das margens do reservatório próximo à empresa Painco. A área serve a Estação de Tratamento de Água (ETA III), que atende distribui água para o Bom Retiro, Bom Jardim, São Pedro, São Carlos e Pombal.

O trabalho teve início no cruzamento da Av. José Augusto da Fonseca com a via que passa em frente a ETA III. Um acesso foi criado para a entrada do maquinário que está limpando a área e despejando o excesso de terra em caminhões que dão destino final ao material recolhido. Para realizar a intervenção, a autarquia afirma dispor das licenças necessárias, inclusive da Cetesb.

De acordo com o SAAE, as margens serão aprofundadas em três metros com a extensão de 200 metros em algumas áreas hoje secas e que serão encobertas pela água no período chuvoso. Em nota, o Executivo afirma que não se trata de desassoreamento e sim de limpeza das margens, uma vez que o desassoreamento é a limpeza do fundo do reservatório, onde há água: “isso não seria possível porque poderia contaminar a água restante no local”. Ainda não há números aproximados da atual capacidade de armazenamento e qual a previsão de aumento.

Mesmo com a limpeza em andamento, o SAAE continua captando água do reservatório para tratamento pela ETA III, pois “a obra não tem contato com o volume restante de água”.

Mais três poços em produção – O SAAE afirma também que, desde o início do ano, ter colocado em operação mais três poços artesianos. “Foi reativado o poço próximo a ETA III, com capacidade de 8 mil litros por hora e perfurados mais dois poços junto ao loteamento Jardim Alvorada, com capacidade de 10 mil e 18 mil litros cada.

O trabalho teve início no cruzamento da Av. José Augusto da Fonseca com a via que passa em frente a ETA III

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas