Prefeitura de Limeira anuncia que aulas presenciais não retornam em 2020

Vista aérea de Limeira

A Prefeitura de Limeira (SP) anunciou nesta quinta-feira (3) que as aulas presenciais nas redes de ensino pública e privada não vão retornar em 2020. A medida vale para o ensino infantil, fundamental, médio e superior, com exceção das aulas práticas dos cursos da área de saúde. Cursos de inglês, informática e outros também devem seguir a decisão.

Segundo as secretarias de Educação e Saúde do município, o objetivo é evitar uma segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus na cidade. Além do risco de transmissão da doença nas escolas, crianças e adolescentes poderiam ser “vetores” do coronavírus, e contaminar os familiares, de acordo com a prefeitura.

Mesmo com a autorização do Governo do Estado para o retorno das aulas presenciais a partir da próxima semana, para atividades de acolhimento e recuperação, a prefeitura optou pela continuidade do ensino remoto (a distância).

De acordo com a administração, a decisão foi baseada em indicadores como velocidade de contaminação, ocupação da rede hospitalar e inquérito sorológico. A decisão também levou em conta os pareceres de representantes do sindicatos dos professores e de escolas particulares.

A prefeitura também disse que a velocidade de contaminação caiu em agosto, mas que o quadro não está estabilizado e, portanto, não permite uma retomada segura das aulas presenciais.

A cidade tem, até esta quinta-feira, 8.783 casos confirmados, 219 mortes e 8.522 recuperações.

Ensino remoto

 

Segundo a prefeitura, foi feita uma pesquisa com familiares de alunos da rede municipal, em que cerca de 10 mil pessoas responderam. Entre elas 88% se manifestaram contra o retorno das aulas presenciais neste ano.

O ensino a distância no município continua até o fim do período letivo. Ele inclui a distribuição de kits de alimentos, kits pedagógicos, atividades online e o acompanhamento de alunos e familiares, segundo a prefeitura.

Em 2020 serão considerados oito ciclos, que vão até 2021, quando o aluno pode recuperar conteúdos perdidos e ser avaliado.

Vista aérea de Limeira

Compartilhe:

CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...
Volta às aulas na rede municipal começa dia 4 mas sem kits escolares e uniformes

Volta às aulas na rede municipal começa dia 4, mas sem kits escolares e uniformes

O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tem início marcado para o dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 instituições de ensino, entre escolas e creches. Em busca de informações detalhadas sobre a preparação das unidades para o...
WhatsApp Image 2026-01-29 at 19.34.15

II Festival Afrorio celebra cultura afro-brasileira com programação diversa em Rio das Pedras

Rio das Pedras será palco do II Festival Afrorio (Feira de Arte e Cultura Afro-brasileira), evento gratuito que reúne artistas, mestres da cultura popular, empreendedores e jovens talentos em uma programação intensa, no dia 7 de fevereiro, com início às 13h. A iniciativa valoriza a identidade negra, promove o diálogo...