Prefeitura de Limeira anuncia que aulas presenciais não retornam em 2020

Vista aérea de Limeira

A Prefeitura de Limeira (SP) anunciou nesta quinta-feira (3) que as aulas presenciais nas redes de ensino pública e privada não vão retornar em 2020. A medida vale para o ensino infantil, fundamental, médio e superior, com exceção das aulas práticas dos cursos da área de saúde. Cursos de inglês, informática e outros também devem seguir a decisão.

Segundo as secretarias de Educação e Saúde do município, o objetivo é evitar uma segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus na cidade. Além do risco de transmissão da doença nas escolas, crianças e adolescentes poderiam ser “vetores” do coronavírus, e contaminar os familiares, de acordo com a prefeitura.

Mesmo com a autorização do Governo do Estado para o retorno das aulas presenciais a partir da próxima semana, para atividades de acolhimento e recuperação, a prefeitura optou pela continuidade do ensino remoto (a distância).

De acordo com a administração, a decisão foi baseada em indicadores como velocidade de contaminação, ocupação da rede hospitalar e inquérito sorológico. A decisão também levou em conta os pareceres de representantes do sindicatos dos professores e de escolas particulares.

A prefeitura também disse que a velocidade de contaminação caiu em agosto, mas que o quadro não está estabilizado e, portanto, não permite uma retomada segura das aulas presenciais.

A cidade tem, até esta quinta-feira, 8.783 casos confirmados, 219 mortes e 8.522 recuperações.

Ensino remoto

 

Segundo a prefeitura, foi feita uma pesquisa com familiares de alunos da rede municipal, em que cerca de 10 mil pessoas responderam. Entre elas 88% se manifestaram contra o retorno das aulas presenciais neste ano.

O ensino a distância no município continua até o fim do período letivo. Ele inclui a distribuição de kits de alimentos, kits pedagógicos, atividades online e o acompanhamento de alunos e familiares, segundo a prefeitura.

Em 2020 serão considerados oito ciclos, que vão até 2021, quando o aluno pode recuperar conteúdos perdidos e ser avaliado.

Vista aérea de Limeira

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Novela do material escolar É verdade que boa parte do público brasileiro gosta de novela — mas algumas tramas não geram emoção, apenas preocupação. A compra dos kits de material escolar, por exemplo, ganhará mais um capítulo no dia 11 de dezembro, quando a Prefeitura de Rio das Pedras realizará...
Leandro Penatti solicitou novo veículo para atender aos alunos do CEAD. Foto: Alex Calmon

Deputado Federal João Cury destina R$ 150 mil para a saúde e segue empenhado por Rio das Pedras

O deputado federal João Cury Neto (MDB) está empenhado em colaborar com melhorias para Rio das Pedras. Por meio de uma relação de amizade com o vereador Leandro Penatti (PL), os dois políticos têm conversado e alinhado a viabilização de recursos para a cidade. Após uma reunião realizada em Botucatu,...
Entre Linhas e Xilos oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

Entre Linhas e Xilos: oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

A antiga Estação Ferroviária da Rua Torta, um dos espaços mais emblemáticos de Rio das Pedras, será tomada pela arte popular no sábado (6). Das 9h às 16h, o local recebe a oficina “Entre Linhas e Xilos – Os Encantos do Cordel”, iniciativa cultural contemplada pela Lei Aldir Blanc que...