Prefeitura de Limeira anuncia que aulas presenciais não retornam em 2020

Vista aérea de Limeira

A Prefeitura de Limeira (SP) anunciou nesta quinta-feira (3) que as aulas presenciais nas redes de ensino pública e privada não vão retornar em 2020. A medida vale para o ensino infantil, fundamental, médio e superior, com exceção das aulas práticas dos cursos da área de saúde. Cursos de inglês, informática e outros também devem seguir a decisão.

Segundo as secretarias de Educação e Saúde do município, o objetivo é evitar uma segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus na cidade. Além do risco de transmissão da doença nas escolas, crianças e adolescentes poderiam ser “vetores” do coronavírus, e contaminar os familiares, de acordo com a prefeitura.

Mesmo com a autorização do Governo do Estado para o retorno das aulas presenciais a partir da próxima semana, para atividades de acolhimento e recuperação, a prefeitura optou pela continuidade do ensino remoto (a distância).

De acordo com a administração, a decisão foi baseada em indicadores como velocidade de contaminação, ocupação da rede hospitalar e inquérito sorológico. A decisão também levou em conta os pareceres de representantes do sindicatos dos professores e de escolas particulares.

A prefeitura também disse que a velocidade de contaminação caiu em agosto, mas que o quadro não está estabilizado e, portanto, não permite uma retomada segura das aulas presenciais.

A cidade tem, até esta quinta-feira, 8.783 casos confirmados, 219 mortes e 8.522 recuperações.

Ensino remoto

 

Segundo a prefeitura, foi feita uma pesquisa com familiares de alunos da rede municipal, em que cerca de 10 mil pessoas responderam. Entre elas 88% se manifestaram contra o retorno das aulas presenciais neste ano.

O ensino a distância no município continua até o fim do período letivo. Ele inclui a distribuição de kits de alimentos, kits pedagógicos, atividades online e o acompanhamento de alunos e familiares, segundo a prefeitura.

Em 2020 serão considerados oito ciclos, que vão até 2021, quando o aluno pode recuperar conteúdos perdidos e ser avaliado.

Vista aérea de Limeira

Compartilhe:

Zé do Paulo volta a ocupar vaga de vereador após afastamento de Ana Paula1

Zé do Paulo volta a ocupar vaga de vereador após afastamento de Ana Paula

A sessão ordinária da Câmara desta segunda-feira (15) contou com uma novidade. Zé do Paulo (PP), vereador eleito por dois mandatos, assumiu a cadeira da vereadora Ana Paula Taranto (PP). Por motivos de saúde, Ana Paula pediu afastamento do Legislativo entre os dias 15 de setembro a 15 de outubro....
Premiada na capoeira e na dança a rio-pedrense Thayane Bezerra conquista bolsa na Alemanha01

Premiada na capoeira e na dança, a rio-pedrense Thayane Bezerra conquista bolsa na Alemanha

Determinada, talentosa e apaixonada pela dança, Thayane Bezerra tem trilhado uma trajetória marcada por superação e conquistas. Recentemente premiada em duas competições — conquistando o 3º lugar na capoeira e o 1º lugar em dança, com direito a uma bolsa para o Tanzolymp, festival internacional em Berlim — a jovem...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Chuva de moções Se São Pedro não manda chuva para Rio das Pedras e região há algum tempo, os vereadores têm feito chover moções na Câmara Municipal. Só este ano, até a segunda semana de setembro, já foram apresentadas 106 moções, entre congratulações e aplausos, de pesar e outros. Em...