Prefeitura renova convĂȘnio com Caphiv para apoio a portadores de HIV/AIDS

Prefeitura renova convĂȘnio com Caphiv para apoio a portadores de HIV/AIDS

O prefeitura renovou convĂȘnio com com o Centro de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv) para o desenvolvimento de suas atividades no municĂ­pio. SerĂŁo repassados o total anual de R$ 222 mil, em 12 parcelas iguais.

Com esses recursos sĂŁo mantidas 25 acomodaçÔes aos seus pacientes, sendo 20 do tipo II (destinadas aos que apresentam maior grau de dependĂȘncia) e outras 5 do tipo I (para aqueles com maior grau de autonomia).

O objetivo do convĂȘnio – regido pela Lei 9.251, de autoria do Executivo, Ă© proporcionar serviços de acompanhamento, atenção e promoção Ă  saĂșde desses pacientes, bem como de reintegração social e familiar dos mesmos, incluindo acomodação de longa permanĂȘncia na Casa de Apoio Ă  Vida Capvida, dependendo do vĂ­nculo familiar de cada um.

A proposta da entidade, além do acompanhamento acima citado, é incentivar a participação da sociedade no enfrentamento das epidemias, fomentando açÔes que contribuam para a prevenção e controle da AIDS e das Hepatites no município.

As açÔes do Caphiv sĂŁo realizadas conjuntamente com o Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) e monitoradas pelo Programa Municipal de DST/AIDS e pelo Centro de ReferĂȘncia e Treinamento DST/AIDS, da Secretaria de Estado da SaĂșde.

“Trata-se de uma parceria de extrema importĂąncia, que leva aos cuidados gerais pacientes com a doença jĂĄ em estado avançado, muitos deles acamados. A parceria Ă© relevante nĂŁo sĂł no tratamento, como tambĂ©m no acompanhamento multidisciplinar, que proporciona um serviço abrangente e de qualidade para o bem-estar do atendido, considerando todas as suas particularidades”, explicou o secretĂĄrio de SaĂșde dr. Pedro Mello.

A unidade atende hoje 25 pacientes, sendo 5 tipo I e 20 tipo II. Todos recebem apoio de equipe multidisciplinar, com enfermeiras, assistentes sociais, nutricionista, médicos, fisioterapeuta, musicoterapeuta, entre outros especialistas.

De acordo com Mayara Alecxandro da Silva, presidente em exercício, “os serviços Tipo II proporcionam melhor qualidade de vida aos pacientes, com o suporte de profissionais especializados e o objetivo de reintegrá-los à sociedade”.

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas