Prefeitura renova convênio com Caphiv para apoio a portadores de HIV/AIDS

O prefeitura renovou convênio com com o Centro de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv) para o desenvolvimento de suas atividades no município. Serão repassados o total anual de R$ 222 mil, em 12 parcelas iguais.

Com esses recursos são mantidas 25 acomodações aos seus pacientes, sendo 20 do tipo II (destinadas aos que apresentam maior grau de dependência) e outras 5 do tipo I (para aqueles com maior grau de autonomia).

O objetivo do convênio – regido pela Lei 9.251, de autoria do Executivo, é proporcionar serviços de acompanhamento, atenção e promoção à saúde desses pacientes, bem como de reintegração social e familiar dos mesmos, incluindo acomodação de longa permanência na Casa de Apoio à Vida Capvida, dependendo do vínculo familiar de cada um.

A proposta da entidade, além do acompanhamento acima citado, é incentivar a participação da sociedade no enfrentamento das epidemias, fomentando ações que contribuam para a prevenção e controle da AIDS e das Hepatites no município.

As ações do Caphiv são realizadas conjuntamente com o Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) e monitoradas pelo Programa Municipal de DST/AIDS e pelo Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS, da Secretaria de Estado da Saúde.

“Trata-se de uma parceria de extrema importância, que leva aos cuidados gerais pacientes com a doença já em estado avançado, muitos deles acamados. A parceria é relevante não só no tratamento, como também no acompanhamento multidisciplinar, que proporciona um serviço abrangente e de qualidade para o bem-estar do atendido, considerando todas as suas particularidades”, explicou o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

A unidade atende hoje 25 pacientes, sendo 5 tipo I e 20 tipo II. Todos recebem apoio de equipe multidisciplinar, com enfermeiras, assistentes sociais, nutricionista, médicos, fisioterapeuta, musicoterapeuta, entre outros especialistas.

De acordo com Mayara Alecxandro da Silva, presidente em exercício, “os serviços Tipo II proporcionam melhor qualidade de vida aos pacientes, com o suporte de profissionais especializados e o objetivo de reintegrá-los à sociedade”.

Compartilhe:

CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...
Logo_BastidoresDaPolitica

Os Bastidores da Política

R$ 56 mil no almoço de Natal O fim de ano está chegando, e aquele clima de confraternização toma conta de empresas, famílias e grupos de amigos. Na Prefeitura não é diferente e, se é possível promover reuniões para celebrar o ano que passou, por que não fazê-lo? O Departamento...
Novas regras para tirar a CNH prometem reduzir custos em até 80

Novas regras para tirar a CNH prometem reduzir custos em até 80%

O governo federal anunciou nesta terça-feira (9) um conjunto de mudanças que altera profundamente o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As novas regras, já em vigor em todo o país, prometem simplificar etapas, digitalizar procedimentos e reduzir em até 80% o custo final para quem deseja...