Prefeitura renova convênio com Caphiv para apoio a portadores de HIV/AIDS

O prefeitura renovou convênio com com o Centro de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv) para o desenvolvimento de suas atividades no município. Serão repassados o total anual de R$ 222 mil, em 12 parcelas iguais.

Com esses recursos são mantidas 25 acomodações aos seus pacientes, sendo 20 do tipo II (destinadas aos que apresentam maior grau de dependência) e outras 5 do tipo I (para aqueles com maior grau de autonomia).

O objetivo do convênio – regido pela Lei 9.251, de autoria do Executivo, é proporcionar serviços de acompanhamento, atenção e promoção à saúde desses pacientes, bem como de reintegração social e familiar dos mesmos, incluindo acomodação de longa permanência na Casa de Apoio à Vida Capvida, dependendo do vínculo familiar de cada um.

A proposta da entidade, além do acompanhamento acima citado, é incentivar a participação da sociedade no enfrentamento das epidemias, fomentando ações que contribuam para a prevenção e controle da AIDS e das Hepatites no município.

As ações do Caphiv são realizadas conjuntamente com o Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) e monitoradas pelo Programa Municipal de DST/AIDS e pelo Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS, da Secretaria de Estado da Saúde.

“Trata-se de uma parceria de extrema importância, que leva aos cuidados gerais pacientes com a doença já em estado avançado, muitos deles acamados. A parceria é relevante não só no tratamento, como também no acompanhamento multidisciplinar, que proporciona um serviço abrangente e de qualidade para o bem-estar do atendido, considerando todas as suas particularidades”, explicou o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

A unidade atende hoje 25 pacientes, sendo 5 tipo I e 20 tipo II. Todos recebem apoio de equipe multidisciplinar, com enfermeiras, assistentes sociais, nutricionista, médicos, fisioterapeuta, musicoterapeuta, entre outros especialistas.

De acordo com Mayara Alecxandro da Silva, presidente em exercício, “os serviços Tipo II proporcionam melhor qualidade de vida aos pacientes, com o suporte de profissionais especializados e o objetivo de reintegrá-los à sociedade”.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...