Piracicaba vai testar cerca de 50 mil pessoas para dimensionar impacto da Covid-19 no município

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, integra uma pesquisa por amostragem que vai testar entre 12% e 15% da população local para dimensionar a ação do novo coronavírus, tanto entre as pessoas que foram infectadas e apresentaram sintomas, como aquelas assintomáticas. O percentual equivale a uma meta de aproximadamente 50 mil pessoas testadas, com base na população local de 404.142 habitantes.

O objetivo é levantar subsídios para estudos sobre a pandemia em Piracicaba, dimensionar o grau de disseminação do vírus e estabelecer políticas públicas de controle da Covid-19 junto à rede de saúde do município, a fim de aprimorar a estrutura de atendimento na atenção básica e na rede hospitalar. Parte dessa testagem já está em andamento desde o início da pandemia.

Para os pacientes sintomáticos, já foram realizados 12.581 testes rápidos (anticorpo) e 13.801 RT-PCR, totalizando 26.382 testes em pacientes que buscaram as unidade de saúde por apresentar algum tipo de sintoma característico da Covid-19, sendo hospitalizados ou não. Há ainda mais 13.492 mil testes rápidos previstos para serem realizados entre os sintomáticos só na rede pública de saúde.

A partir da semana que vem está previsto o início de um projeto que envolve a identificação de pacientes assintomático por inquérito sorológico. Serão realizados 14.300 testes rápidos por coleta de sangue, distribuídos entre os seguintes públicos: pessoas acima de 60 anos, profissionais da educação, profissionais do transporte coletivo e taxistas.

Os testes serão realizados pelo Laboratório Municipal, com dia e hora marcados. A Secretaria Municipal de Educação vai selecionar os profissionais da rede que poderão participar da amostragem. O mesmo acontecerá com a Atenção Básica, que vai contatar os idosos aptos, por área de abrangência, de acordo com critérios da pesquisa. Os candidatos do transporte coletivo serão convidados pela empresa Tupi. E os taxistas serão selecionados pelo sindicato da categoria.

A ação faz parte de uma parceria do município de Piracicaba com o Instituto Butantan e o Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo (Cosems). A cidade está entre os 31 municípios convidados para compor esta pesquisa estadual sobre o impacto da pandemia na saúde da população.

Os testes serão realizados pelo Laboratório Municipal, com dia e hora marcados

Nesta segunda-feira (24/08) foi concluída a capacitação dos profissionais do Laboratório Municipal, treinados pela empresa Hilab, parceira no projeto e responsável pelo fornecimento do equipamentos e kits de testagem. O próximo passo será a instalação e calibragem dos equipamentos. As equipes do Departamento de Atenção Básica, que participaram da elaboração da estratégia, serão acionadas assim que toda estrutura estiver devidamente ajustada para o início do processo.

Para o coordenador do Centro de Vigilância em Saúde, Moisés Taglietta, a parceria com o Governo do Estado para a realização dessa grande amostra de avaliação do impacto da pandemia no município será uma experiência ímpar para todos os profissionais da saúde. “Teremos assim uma dimensão real do que ocorreu e está ocorrendo, envolvendo pessoas afetadas pela doença, tanto que apresentaram sintomas, quanto que não apresentaram qualquer sintoma, o que permitirá uma leitura mais segura e aprofundada de todo o processo pandêmico”, disse.

O Secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, explicou que a elaboração de dados estatísticos seguros é fundamental para subsidiar os gestores municipais. “Com indicadores, as ações ganham em efetividade e se torna mais clara a definição de estratégias e alocação de recursos. Por se tratar de uma situação sem precedentes, somente os estudos poderão nos dar informações reais do fenômeno que colocou todo o mundo em estado de alerta. Participar desse amostragem é, além do conhecimento proporcionado, uma demonstração de responsabilidade pela segurança da população e dos profissionais de saúde de nossa cidade”.

Compartilhe:

Cuidados simples podem fazer a diferença para evitar acidentes na terceira idade

Dia Mundial de Prevenção a Quedas: 5 dicas para prevenir quedas e proteger a saúde dos idosos

As quedas estão entre as principais causas de hospitalização e perda de autonomia entre idosos no Brasil. Para reforçar a importância da prevenção e promover um ambiente mais seguro, o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado em 24 de junho, é um convite para adotar medidas simples no dia...
Responsáveis por alunos devem manifestar interesse pelo almoço nas secretarias das escolas

Escolas Estaduais oferecem almoço para alunos nas férias; inscrições vão até dia 27

As escolas da rede estadual de São Paulo recebem, até a próxima sexta-feira (27), as inscrições para o almoço nas férias, que será ofertado em 3.700 unidades de ensino durante o recesso do mês de julho. Em Rio das Pedras, as escolas estaduais Prof.ª Maria José de Aguiar Zeppelini, no...
GolpeInternet

Quatro em cada 10 brasileiros já foram alvo de fraudes pela internet

Um levantamento feito para o relatório semestral Global de Tendências de Fraude Omnichannel da TransUnion mostrou que 40% dos brasileiros já foram alvo de fraudes por e-mail, internet, telefone ou mensagens de texto e 10% dos pesquisados disseram ter caído nos golpes. As perdas atingiram uma média de R$ 6.311....