O vereador Edison Marconato apresentou na Câmara Municipal de Rio das Pedras a Indicação nº 1179/2025, na qual solicita ao prefeito Marcos Buzetto a revogação parcial da Lei nº 1.854, de 1996, que havia doado parte da Rua Lázaro de Almeida para a empresa Arcor do Brasil. A proposta visa retomar a área como bem público e permitir a reabertura da via, interligando importantes bairros da cidade.
Segundo o parlamentar, nenhuma melhoria foi realizada pela donatária desde a doação, descumprindo o previsto na legislação, que obrigava a execução de calçadas, guias, sarjetas e a arborização da área. O artigo 3º da própria lei estabelece que o não cumprimento dessas obrigações autoriza o município a revogar a doação e retomar o imóvel sem indenização.
Melhoria na mobilidade e segurança
Marconato explica que a reabertura da via vai reconectar a Rua Lázaro de Almeida à Rua Antônio D. L. Paris (Codespaulo), permitindo uma nova ligação com a Avenida David Miori. A medida traria benefícios diretos à mobilidade e à segurança dos moradores dos bairros Santo Antônio, São Cristóvão I e II, Codespaulo, Vila Kennedy, Jardim Bela Vista, Jardim Alberto Zeppeline, Jardim Santa Tereza e Parque Bom Retiro.
“A rua interditada afasta todos os transeuntes locais, transforma a vivacidade da calçada em um lugar sombrio e inseguro, projetando nas pessoas o medo, o afastamento, a desassocialização. Hoje em dia o que mais importa para o cidadão é a sua liberdade de ir e vir, e os moradores daquela rua estão confinados por uma cerca no meio da rua, o que dizer então para aqueles que tentaram formar patrimônio e investimentos nos imóveis vizinhos? que viram seus sonhos e dinheiro sumir, como se fosse um pesadelo”, destacou o vereador.
Ele acrescenta que a retomada da via trará vida e valorização ao bairro. “Quem tem sua rua interditada sente também parte da sua vida interditada, precisamos melhorar o aspecto desse bairro, não medirei esforços para isso, quero dar aos cidadãos daquele lugar a oportunidade de voltar a sonhar, de reformar seus imóveis e de no final de ano poder iluminar suas casas com enfeites de natal e poder ver pessoas passando por ali, crianças passeando, brincado de bola, bicicletas, enfim, todos da Rua Lazaro de Almeida.”
Compromisso com o desenvolvimento urbano
Marconato reforçou que o pedido busca corrigir um erro histórico e transformar uma área abandonada em um corredor de integração urbana, contribuindo para o desenvolvimento local e geração de empregos.
“Meu compromisso é trazer vida ao bairro e garantir mais dignidade e liberdade aos moradores. Conto com a sensibilidade do Executivo para que essa medida seja analisada e colocada em prática”, finalizou o vereador.










