A sessão ordinária da Câmara desta segunda-feira (15) contou com uma novidade. Zé do Paulo (PP), vereador eleito por dois mandatos, assumiu a cadeira da vereadora Ana Paula Taranto (PP). Por motivos de saúde, Ana Paula pediu afastamento do Legislativo entre os dias 15 de setembro a 15 de outubro. Durante esse período, Zé do Paulo assumirá o cargo por ser o primeiro suplente do partido.
Em sua fala durante a sessão, o parlamentar cobrou informações de onde está um veículo que servia o Centro de Convivência do Idoso (CCI) até dezembro de 2024.
“Desde janeiro ou fevereiro esse carro não está mais lá. Todas as pessoas do CCI têm mais de 60 anos, são da terceira idade. A coordenadora do espaço vai com o veículo dela para trabalhar. Precisa descobrir onde foi esse veículo. Ela está usando o veículo dela, com gasto de combustível, pneu, motor. Se tinha o veículo até 2024, cadê o veículo?”, questiona Zé do Paulo, destacando que já ocorreram casos de pessoas passaram mal no CCI e precisar do carro para buscar atendimento médico.
Veja outros temas abordados pelo vereador.
Campo de bocha
Zé do Paulo questionou a respeito do campo de bocha construído nos fundos do CCI. “Aquilo não é um campo de boche. Se chove de forma contínua, vocês precisam ver a poça de água que forma no lugar. Depois vem os pernilongos, mosquito da dengue e outros bichos”, afirmou.
O vereador Pastor Emerson Vieira (PSB) informou que a empresa responsável pela construção abandonou a obra. “Inclusive a empresa tem uma parte (do pagamento) para receber da municipalidade, mas não foi pago enquanto eles não vierem solucionar o problema. E também ela (empresa) será penalizada por isso. Já conversamos com o prefeito e essa questão da bocha, a empresa abandonou a obra.”
Autor de indicação solicitando melhorias no campo de bocha, o vereador Leandro Penatti (PL) questionou a respeito de prazos para a retomada da obra e solução do problema. “Presidente, o senhor tem algum prazo para isso? Porque nós também fizemos indicações sobre isso. Tem mais ou menos um prazo para falar para gente?”, perguntou.
“Tenho que rever com o prefeito, com o setor de obras, ver se a empresa já foi notificada, se ela compareceu à notificação. Se não compareceu, ela será penalizada. Mas eu posso ver o prazo”, respondeu Pastor Emerson.
Zé do Paulo retomou a fala para citar o terreno ao lado do CCI, onde são acumulados materiais para reciclagem. “Isso sem falar que no vizinho, que tem um depósito de entulho. Vai reciclando e jogando lá, começa com papelão, passa para os cacos de vidro. E nisso surgem baratas e outros animais peçonhentos. Está encostado no CCI. Eu estou sempre lá, gosto daquele lugar.”
Lixo espalhado
Zé do Paulo sobre o lixo deixado em locais impróprios, como estradas rurais. “Em termos de lotes sujos, porcariada na beira da estrada, não foi o prefeito, não foi o vereador que foi jogar lá. Eles (população) cobram o vereador, mas não foi o vereador que pegou uma sacola de lixo e jogou onde já tinha uma. Aí outro que tem um resto de construção joga ali mesmo por ser mais perto. Esquece que tem um ecoponto. Tem bastante coisa que o povo tem que tomar consciência.”
Incêndios criminosos
A respeito de incêndios provocados por pessoas na vegetação seca, Zé do Paulo também pede conscientização. “Eu trabalho na Garagem e vejo, vira e mexe, a correria porque o fogo está alto em algum lugar. Vai pegar que tacou fogo lá? Não vai. O povo tem que se conscientizar de não tacar fogo, é crime isso.”
Desperdício de água
O tempo seco e o desperdício de água para lavar calçadas também foram tema do vereador. “Faz tempo que não caiu uma chuva boa na nossa cidade. E tem bastante mulher, que eu até brinco, que faz promessa para o marido de lavar a calçada duas ou três vezes na semana. Tem mulher que lava a rua para abaixar a poeira porque as crianças têm alergia. Enquanto não meter a caneta e tacar uma multa em quem esbanjar, não vai aprender. Porque se você parar na frente da casa de uma pessoa que está lavando, se você falar alguma coisa, ela vai jogar na sua testa “eu que pago essa agua”.
Mais uma vez Pastor Emerson pediu a palavra para informar que existe lei vigente que prevê a multa em caso de desperdício. “São R$ 500 e a reincidência é o dobro. E não precisa ser pego em flagrante. Se mandar uma foto para o superintendente do SAAE a multa já vai na conta futura. É uma lei feita pela Câmara em 2021.”
Conscientização
Para o vereador Zé do Paulo, parte dos problemas apresentados dependem da conscientização da população. “Vamos tomar a dianteira porque os vereadores são a vidraça do povo. Surgiu alguma coisa (problema na cidade), ‘os vereadores não olharam, tem 11 vereadores e não olharam isso ai’. Até parece que foram os vereadores que causaram aquele dano. Essa que é a verdade. Tem bastante coisa que dá para o povo consertar. Eu ando muito por esse canavial e se encontra de tudo, principalmente sacola de lixo. Tem bronca do prefeito? Vai lá no gabinete do prefeito, procura a secretária, fala que você tem bronca dele (prefeito) e boa. Vai ficar sujando a cidade porque não gosta de outra pessoa?”