Investigação cita 19 postos de combustível supostamente ligados ao PCC; 2 são em Piracicaba

Auto Posto Elite de Piracicaba fica na Av. Comendador Luciano Guidotti. Foto: Google Maps

Ao menos 19 postos de combustíveis foram citados nominalmente em decisões da Justiça de São Paulo relacionadas à Carbono Oculto, a maior operação da história contra o Primeiro Comando da Capital (PCC), que investiga a infiltração da facção criminosa no setor de combustíveis. Entre os postos relacionados, dois são de Piracicaba: Auto Posto Moska, na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 821, Vila Rezende; e Auto Posto Elite de Piracicaba, na Av. Comendador Luciano Guidotti, 2949, Jardim Caxambu.

Segundo a Receita, o PCC usava uma rede de mais de 1 mil postos para lavar dinheiro para o crime organizado, recebendo o dinheiro sujo em espécie ou por meio de maquinhas e o repassando para contas da organização criminosa.

A relação dos 19 postos citados nas decisões com os investigados, e os endereços deles (conforme constam na Receita Federal), estão abaixo:

Sete postos pertencem a Armando Hussein Ali Mourad. Ele é irmão de Mohamad Hussein Mourad, que segundo a Justiça paulista é ligado ao PCC e liderava o esquema, e foi “fundamental para a expansão do grupo e para a blindagem patrimonial e lavagem de capitais”. São eles:

  • Auto Posto Vini Show, de Senador Canedo (GO)
  • Auto Posto Dipoco, de Catalão (GO)
  • Posto Santo Antonio do Descoberto, de Santo Antônio do Descoberto (GO)
  • Posto Futura JK, de Jataí (GO)
  • Posto Futura Niquelândia, de Niquelândia (GO)
  • Auto Posto Parada 85, de Goiânia
  • Auto Posto da Serra, de Morrinhos (GO)

 

Dois pertencem a Luciane Gonçalves Brene Motta de Souza e Alexandre Motta de Souza, identificados como membros da organização criminosa de Mourad e envolvidos com fraudes em bombas e adulteração de combustível:

  • Auto Posto Conceição, de Campinas (SP)
  • Auto Posto Boulevar XV São Paulo, de Praia Grande (SP)

 

Quatro são apontados como pertencentes a Renan Cepeda Gonçalves, descrito como “pessoa chave na organização criminosa” por estar ligado à Rede Boxter, grupo investigado por lavagem de dinheiro do PCC. Na Receita Federal, o proprietário é Tharek Majide Bannout, alvo da operação e que, segundo a Justiça, tem ligação com o PCC:

  • Auto Posto Yucatan, de Arujá (SP)
  • Auto Posto Azul do Mar, de São Paulo
  • Auto Posto Hawai e Auto Posto Maragogi, ambos de Guarulhos (SP)

 

O Auto Posto Texas, de Catanduva (SP), pertence a Gustavo Nascimento de Oliveira, citado como um dos laranjas do esquema utilizado pelo grupo liderado por Mohamad Hussein Mourad.

O Auto Posto Bixiga, de São Paulo (SP), é citado como destino de metanol usado na adulteração de combustíveis, outra das fraudes documentadas na operação.

O Auto Posto S3 Juntas, de São Paulo (SP), pertence a Ricardo Romano, “vinculado a atividades de lavagem de dinheiro e [que] possui conexões com o Primeiro Comando da Capital (PCC)”, segundo a Justiça.

O Auto Posto S-10, segundo a Justiça, pertence a José Carlos Gonçalves, o Alemão, que tem “ligações fartas com o PCC e é suspeito de financiar o tráfico e a lavagem de dinheiro. Na Receita Federal, ele tem como sócia a ACL Holding, também citada na investigação.

O Auto Posto Elite de Piracicaba, da cidade homônima, também é apontado como pertencente a Armando Hussein Mourad. Na Receita, tem como dono Pedro Furtado Gouveia Neto, também alvo da operação, e que também é proprietário do Auto Posto Moska.

Auto Posto Moska fica próximo ao Shopping Piracicaba. Foto: Google Maps

 

Postos seguem em atividade

Ao menos quatro desses postos seguiam em funcionamento durante essa semana: o Auto Posto Texas, em Sumaré (SP), o Auto Posto Elite de Piracicaba e o Auto Posto Yucatan, em Arujá (SP). O Auto Posto Bixiga, na região central de São Paulo, estava fechado.

A Receita não informou por que os postos citados na investigação seguiam ativos e afirmou que não comenta investigações em andamento.

Fonte: G1

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Novela do material escolar É verdade que boa parte do público brasileiro gosta de novela — mas algumas tramas não geram emoção, apenas preocupação. A compra dos kits de material escolar, por exemplo, ganhará mais um capítulo no dia 11 de dezembro, quando a Prefeitura de Rio das Pedras realizará...
Leandro Penatti solicitou novo veículo para atender aos alunos do CEAD. Foto: Alex Calmon

Deputado Federal João Cury destina R$ 150 mil para a saúde e segue empenhado por Rio das Pedras

O deputado federal João Cury Neto (MDB) está empenhado em colaborar com melhorias para Rio das Pedras. Por meio de uma relação de amizade com o vereador Leandro Penatti (PL), os dois políticos têm conversado e alinhado a viabilização de recursos para a cidade. Após uma reunião realizada em Botucatu,...
Entre Linhas e Xilos oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

Entre Linhas e Xilos: oficina transforma antiga estação em palco de poesia e memória nordestina

A antiga Estação Ferroviária da Rua Torta, um dos espaços mais emblemáticos de Rio das Pedras, será tomada pela arte popular no sábado (6). Das 9h às 16h, o local recebe a oficina “Entre Linhas e Xilos – Os Encantos do Cordel”, iniciativa cultural contemplada pela Lei Aldir Blanc que...