Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma grande manilha e um sofá que foi descartado também foram parar dentro do rio. Com isso, muito lixo tem acumulado no trecho.
“O sofá foi deixado por uma vizinha para ser recolhido pelo cata-cacareco da Prefeitura. Ela entrou em contato algumas vezes. Um grupo de meninos veio e jogo o sofá no rio. Só depois disso que o caminhão da Prefeitura veio. Mas os funcionários olharam o sofá dentro do rio e foram embora”, conta Kátia Móvio Tomazini.
A respeito do esgoto, Kátia conta que um outro vizinho chegou a identificar um vazamento próximo a ponte da Rua Antônio Evaristo Petrini. O morador teria comunicado ao SAAE, mas nenhuma providência foi tomada.
“Aqui tem muita sujeira, uma árvore caída dentro do rio, uma manilha e muito lixo. No rio tem vazamento de esgoto, um cheiro insuportável. A gente já se comunicou com a Prefeitura, mas até agora nada foi feito”, conta Kátia.
A moradora pede que a Prefeitura conserte os vazamentos de esgoto e faça a limpeza do ribeirão para impedir o acúmulo de lixo no local. “Eu acho que deveria tirar essa árvore daqui, bem como essa manilha que estão obstruindo a passagem de todo esse lixo”, completa.
Ainda há vida
Kátia Tomazini conta que há pouco tempo o mesmo trecho era um dos mais fundos do Tijuco Preto. “Nesse lugar a gente conseguia ver peixes, tinha muita vida aqui”, lembra.
E a vida ainda resiste mesmo diante de tanto lixo. Enquanto a reportagem do jornal O Verdadeiro estava no local, um grande peixe surgiu na água, bem ao lado de onde todo o lixo está acumulado. Devido a água estar turva, não foi possível identificar a espécie, mas tinha a cor avermelhada, bigodes sensoriais (barbilhões) semelhantes de um bagre, com cerca de 40 centímetros.
Resposta da Prefeitura
A reportagem do Verdadeiro entrou em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura para questionar quais medidas serão tomadas quanto a limpeza do Ribeirão Tijuco Preto, bem como a eliminação dos pontos de vazamento de esgoto.
Contudo, até o fechamento dessa reportagem, nenhuma resposta foi enviada.