Jogos Regionais 2025 terminam com quase a participação de 30 mil atletas no estado

No final, deu Botucatu, que levou o troféu da competição pelo segundo ano consecutivo. Saltinho conquistou uma medalha de prata e duas de bronze.

A 67ª edição dos Jogos Regionais ficou para a história. A competição chegou ao fim após quase um mês de disputas pelas oito regiões esportivas do estado.

A competição movimentou 29.901 atletas, representando 4.047 equipes de 341 municípios. A etapa da 3ª Região Esportiva, sediada em Lins, terminou com Botucatu campeão, Bauru em segundo e Piracicaba no terceiro lugar. Saltinho teve um desempenho de destaque e ficou em 18º, enquanto São Pedro foi o 35º colocado. Rio das Pedras não participou da edição deste ano.

Botucatu somou 269 pontos na classificação geral, apenas 20 a mais que o vice-líder Botucatu. Piracicaba, com 215 pontos, fechou o pódio. Lins reuniu 3.534 atletas de 43 municípios.

A delegação piracicabana conquistou o título nas modalidades de basquete masculino sub-21, damas masculino sub-21, tênis de mesa feminino sub-21, basquete 3×3 feminino e masculino, handebol feminino, karatê feminino e masculino, malha e tênis feminino.

Já Saltinho conquistou a medalha de prata no basquete masculino, bronze na ginástica rítmica feminino, outro bronze no xadrez masculino e o quinto lugar na bocha. São Pedro conseguiu um 8º lugar na natação masculina, 6º no tênis feminino e 8º no vôlei de praia masculino.

 

Atletismo com maior adesão

O atletismo foi a modalidade com maior adesão, com uma média de 350 atletas em ação em cada etapa. Neste caso, vale salientar que o atletismo facilita a incursão de mais participantes por ser composto de várias modalidades.

“A expectativa no início dos Jogos Regionais era de algo em torno de 29, 30 mil atletas inscritos. Batemos essa meta. Essa edição teve um nível altíssimo de disputa. Prestigiei algumas etapas e pude testemunhar que o esporte de São Paulo está muito bem servido em todos os quesitos. Temos muito talento em nosso estado”, diz a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis.

 

Balanço estadual

De todas as oito etapas, Itapetininga (8ª Região Esportiva) foi a que mais atletas reuniu: 4.463 (2.883 homens e 1.580 mulheres). Já Ourinhos ficou com o “título” de sede com a maior concentração de municípios: 63.

Um dado curioso destes Jogos Regionais é que apenas a 2ª Região Esportiva teve a cidade-sede como campeã, neste caso, São José dos Campos, que subiu ao topo do pódio pela 12ª vez seguida na competição.

Além das medalhas e da quebra de marcas pessoais, os Jogos Regionais distribuíram às equipes e atletas campeões e vice-campeões vaga nos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que acontece entre os meses de outubro e novembro.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Tutinho prefeito Com o período de férias do prefeito Marcos Buzetto, o vice Tutinho assume a cadeira por 15 dias. Durante os primeiros dias, nesta semana, o prefeito em exercício tem aproveitado para aparecer nas redes sociais da Prefeitura. Nesta quinta-feira (16) anunciou a implementação de uma unidade do Senai...
Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Pelo sexto ano seguido, o município de Rio das Pedras recebeu a pior nota no Índice de Eficiência da gestão Municipal (IEGM), ferramenta de diagnóstico usada pelo Tribunal de Conta do Estado de São Paulo (TCE-SP) para avaliar a efetividade das prefeituras. A administração municipal recebeu nota C nas sete...
CAPA Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa; Saltinho está entre melhores do Estado

Saltinho é reconhecida como uma das melhores cidades em eficiência administrativa

O município de Saltinho foi reconhecido entre as cidades com melhor desempenho em eficiência administrativa no Estado de São Paulo. A cidade recebeu o Prêmio do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM), entregue durante cerimônia com representantes estaduais. Entre os 645 municípios paulistas, apenas três alcançaram a nota B+...