Pronto Socorro de Águas de São Pedro registra primeiro nascimento em 29 anos

Um marco histórico emocionou moradores de Águas de São Pedro no último sábado (26): após 29 anos sem registros de partos no Pronto Socorro, às 12h50 nasceu a pequena Antonella. O nascimento, inédito desde 1996, se tornou um marco simbólico para a população e aconteceu apenas um dia após o município celebrar seu 85º aniversário.

A unidade de saúde que fez o parto de Antonella não tem maternidade. O nascimento dela aconteceu, segundo a Secretaria de Saúde, depois da mãe chegar à unidade com fortes contrações e sem tempo hábil para ser transferida para outra cidade. O procedimento foi conduzido por duas médicas, quatro técnicas em enfermagem e uma enfermeira.

Parte da Região Metropolitana de Piracicaba, Águas de São Pedro é a menor cidade do estado de São Paulo em extensão territorial e a segunda menor do país. Com pouco menos de 3,7 km² e apenas 2.780 habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE, a cidade não possui maternidade.

Mas, diante da urgência do momento, a estrutura teve que se transformar em sala de parto. A mãe de Antonella chegou em trabalho de parto avançado, com contrações intensas, sem tempo hábil para transferência a um hospital de referência.

A cena que se desenrolou dentro da unidade improvisada foi de pura entrega e competência. Duas médicas, quatro técnicas de enfermagem e uma enfermeira se uniram em um esforço coordenado para garantir a segurança da mãe e da bebê. Um verdadeiro parto de guerra, conduzido com precisão, emoção e coragem.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o nascimento foi acompanhado de perto por profissionais e moradores, que se emocionaram com o momento raro e simbólico. Antonella não é apenas uma nova habitante — ela representa um renascimento para a cidade, conhecida por suas águas medicinais e turismo de bem-estar.

Em uma cidade que há quase três décadas não assistia a um parto em seu território, a chegada de Antonella rompeu barreiras, superou limitações e trouxe à tona um sentimento coletivo de esperança.

 

Parto em 2022

O nascimento de Antonella foi o primeiro realizado no Pronto Socorro Municipal. De acordo com a prefeitura, os registros oficiais são somente dos partos feitos em unidade de saúde. E, no caso da rede municipal, há 29 anos não ocorriam partos.

Contudo, de acordo com o cartório da cidade, Águas de São Pedro teve um outro nascimento, ocorrido em 2022, na casa da gestante.

Compartilhe:

cheque-especial

Brasil tem 2ª maior taxa de juros real do mundo; veja ranking completo

O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa básica de juros em 15% ao ano. Com isso, o Brasil segue ocupando a 2ª posição no ranking dos países com o maior juro real do mundo, atrás da Turquia e à frente da Rússia. Trata-se da Selic mais...
SindromeMaoPeBoca

Casos da doença “mão-pé-boca”, comum em ambientes escolares, aumenta 17 vezes

Os casos da doença mão-pé-boca, conhecidos por feridas que aparecem nessas partes do corpo, aumentaram em até 17 vezes nos primeiros cinco meses de 2025 na região de Piracicaba na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e maio de 2025, os municípios que abrangem o Departamento...
Um veículo usado ou seminovo necessita de placa nova quando possui uma antiga e o proprietário está de mudança para outra cidade ou estado, ou quando a placa está em mau estado de conservação e com leitura prejudicada

Detran-SP altera processo de emplacamento de veículos, que fica mais barato no estado

O processo de emplacamento de veículos, tanto para carros e motos zero quilômetro, como para os que necessitam substituir a placa, terá um novo fluxo a partir de 1º de agosto. Antes, a solicitação para a instalação da placa de identificação veicular (PIV) era feita pelo proprietário diretamente a uma...