BC informa que total de chaves Pix vazadas chega a 46,8 milhões

O vazamento de dados de chaves Pix num sistema administrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afetou 46.893.242 chaves de 11.003.398 pessoas, esclareceu nesta quinta-feira (24) o Banco Central (BC). A autoridade monetária também informou que foram expostos mais tipos de dados que o inicialmente informado.

Segundo o BC e o CNJ, foram acessados de forma indevida dados de chaves Pix via Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), que conecta juízes e o BC. As informações cadastrais expostas foram as seguintes:

  • nome do usuário;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • instituição de relacionamento;
  • agência;
  • número e tipo da conta;
  • chave Pix;
  • situação da chave Pix;
  • data de criação da chave Pix;
  • data de exclusão da chave Pix.

 

Inicialmente, o CNJ tinha informado que as seguintes informações tinham sido acessadas: nome da pessoa, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta.

Segundo o CNJ, o problema ocorreu no domingo (20) e na segunda-feira (21) e foi prontamente corrigido. O CNJ e o BC reiteraram que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

O Sisbajud é uma ferramenta eletrônica que permite aos juízes pedir informações financeiras e bloquear ativos de devedores. O sistema substitui o antigo BacenJud e facilita a comunicação entre o Judiciário e o sistema financeiro para o cumprimento de ordens judiciais.

 

Canal de consulta

O CNJ informou que oferecerá, em breve, uma ferramenta exclusiva para o cidadão consultar se foi afetado pela exposição de dados. A divulgação desse canal ocorrerá no site do CNJ.

Esse será o único meio de comunicação às pessoas afetadas. O CNJ ressaltou que não contatará as vítimas por mensagens, SMS, e-mail ou chamadas telefônicas.

 

Transparência

De acordo com os dois órgãos, as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

Na quarta-feira (23) à noite, o BC tinha ressaltado que o incidente tem baixo impacto potencial para os usuários e que a comunicação não é exigida pela legislação. A autarquia, no entanto, decidiu divulgar a ocorrência por causa do princípio de transparência.

Fonte: Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

Compartilhe:

FestaJulina

Arraiá promete agitar Rio das Pedras com comidas típicas, música ao vivo e bingo

A cidade de Rio das Pedras já tem encontro marcado com a tradição e a alegria das festas caipiras: vem aí o Arraiá do Estoque, uma festa julina que promete animar moradores e visitantes neste sábado (26). O evento será realizado na Rua Jerônimo Guilherme Perosa, em frente ao número...
XV encara Rio Branco às 15h para defender a liderança do grupo. Foto: Mariana Kasten

XV atua em Americana, na tarde deste sábado, pela sétima rodada da Copa Paulista Sicredi

O XV de Piracicaba atua com o Rio Branco na tarde deste sábado, 26, às 15h, no Estádio Décio Vitta, em Americana, pela sétima rodada da Copa Paulista Sicredi 2025, a segunda do returno. O Nhô Quim, que vem de vitória por 2 a 1 diante do São Bento, na...
Decisão foi tomada diante do cenário de chuvas abaixo da média no país. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Conta de luz terá bandeira tarifária vermelha patamar 2 em agosto

O mês de agosto terá um aumento nas contas de energia devido ao acionamento da bandeira tarifaria vermelha, no maior patamar, o 2, anunciou nesta sexta-feira (25) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, os consumidores terão custo extra de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a agência, a...