Incêndio destrói parte do Mercado Municipal de Piracicaba

Cerca de 500 metros do espaço foi destruído pelo fogo. Fotos: @piraemfoconoticias

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Mercado Municipal de Piracicaba, no Centro da cidade, na madrugada desta quarta-feira (23). Pelo menos vinte boxes foram consumidos pelas chamas. Parte do teto desabou. Não há registro de vítimas. O local foi interditado e isolado.

As chamas foram controladas, mas chamaram a atenção de moradores da região pela altura das labaredas. O combate ao incêndio começou por volta das 2h da madrugada. Segundo a Defesa Civil, atingiu cerca de 25% do espaço, que fica na Rua Governador Pedro de Toledo, principal corredor comercial da cidade. A Defesa Civil foi para o local.

De acordo com a Polícia Civil, a informação é que o fogo começou em um dos boxes dos estabelecimentos e se alastrou pelas outras lojas. As causas do incêndio serão investigadas. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e trabalhavam no controle às chamas e rescaldo até o início da manhã. Equipes da perícia técnica também estão no local. O Mercadão foi interditado.

O prédio centenário do Mercadão de Piracicaba, inaugurado em 1888, é tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade e abriga cerca de 150 lojistas permissionários.

 

Prefeitura acompanha situação

Uma força-tarefa da Prefeitura de Piracicaba, que reúne diversas secretarias municipais, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e polícias Militar e Civil, acompanha desde o início da manhã a situação do Mercado Municipal, que foi atingido por um incêndio nesta madrugada. O prefeito Helinho Zanatta também esteve no local para avaliação e atendimento dos permissionários.

A gestão do Mercado Municipal é feita por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal. Segundo informações preliminares da Associação, 17 boxes foram atingidos e não há vítimas.

O Mercadão está, neste primeiro momento, totalmente interditado. A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e o Corpo de Bombeiros iniciarão em breve o rescaldo do incêndio, para retirada do material atingido pelo fogo, a fim de eliminar possíveis novos focos de fogo. Na sequência, será iniciada a limpeza do espaço e, então, será liberada a entrada dos permissionários para que eles avaliem a situação de cada um de seus boxes.

“O Mercadão Municipal conta com área de 3.367 metros quadrados e cerca de 25% foi atingido pelo fogo; esse espaço será isolado, com tapumes metálicos, para que a área que não foi atingida volte a funcionar para o público gradualmente. Após a limpeza, será elaborada análise estrutural para atestar se as partes de alvenaria foram impactadas e se poderão ser reaproveitadas na reconstrução da área atingida”, explicou o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio.

Celêncio ainda destacou que a Associação mantém um seguro para a estrutura geral do Mercado Municipal, mas alguns dos permissionários possuem seguro próprio. Os que não contam com seguro, de acordo com o secretário, serão chamados para uma reunião entre Prefeitura e Associação, de modo que sejam tomadas medidas de amparo a esses lojistas.

“Ainda não há previsão do retorno, mas a Prefeitura avalia a possibilidade de liberação gradual a partir de amanhã, se os órgãos competentes – Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretarias Municipais – atestarem a segurança do prédio. Vamos restabelecer a energia elétrica após a limpeza do local, para que os permissionários sigam trabalhando”, enfatizou o prefeito Helinho Zanatta.

A Prefeitura acompanha o trabalho da Polícia Civil e os Bombeiros na investigação das causas do incêndio.

 

Patrimônio de 137 anos

O Mercadão completou 137 anos no último dia 5 de julho. Finalizado em 1887 e inaugurado em 1888, o local foi palco para o surgimento de algumas das tradições mais antigas da cidade, que permeiam até os dias de hoje o cotidiano piracicabano.

Entre os únicos do Brasil que foi inaugurado no século XIX e permanece até hoje no mesmo local, o mercadão é tombado como patrimônio cultural da cidade e reúne centenas de histórias de famílias que se criaram e passaram as bancas mais tradicionais por gerações, cujos herdeiros seguem “tocando” o negócio até hoje.

Segundo a Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal de Piracicaba (Ascomep), responsável pela administração do mercadão, o local recebe aproximadamente 220 mil pessoas por mês. São cerca de 350 permissionários e funcionários que trabalham no local.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...