Invictos, times brasileiros decidem futuro na Copa do Mundo de Clubes

Palmeiras pode avançar até com derrota para Inter Miami. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A terceira e última rodada da primeira fase da Copa do Mundo de Clubes da Federação Internacional de Futebol (Fifa), nos Estados Unidos, começa nesta segunda-feira (23), com a possibilidade de os quatro representantes brasileiros, ainda invictos, marcarem presença nas oitavas de final. O Flamengo já está classificado, enquanto Palmeiras, Botafogo e Fluminense, líderes de seus respectivos grupos, estão perto da vaga.

O Botafogo é quem vai primeiro a campo. Líder do Grupo B com seis pontos, o Glorioso pega o Atlético de Madrid, da Espanha, no Rose Bowl, em Los Angeles, às 16h (horário de Brasília). Embalados pela vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain, da França, atual campeão europeu, os alvinegros asseguram a ponta em caso de empate.

O time brasileiro garante classificação mesmo se for derrotado por um ou dois gols de diferença. Caso perca por três ou mais gols, o Botafogo terá de torcer para o PSG não vencer o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, no Seattle Field, em confronto que ocorre simultaneamente ao do Rose Bowl.

Mais tarde, às 22h, o Palmeiras decide seu futuro na Copa do Mundo contra o Inter Miami, no Hard Rock Stadium, casa do adversário. As duas equipes somam quatro pontos e encabeçam o Grupo A, com o Verdão à frente pelo melhor saldo de gols. Se a partida terminar empatada, ambos avançam às oitavas de final, com os brasileiros na primeira colocação.

Em caso de derrota para o time do craque Lionel Messi, os alviverdes torcem pela vitória do Al Ahly, do Egito, sobre o Porto, de Portugal, na partida que também se inicia às 22h, no Metlife Stadium, em Nova Jersey. Como o primeiro critério de desempate é o confronto direto, mesmo que empate com os egípcios na pontuação, o Palmeiras ficaria à frente na classificação e passaria de fase, por tê-los superado por 2 a 0. Se os portugueses ganharem, o Verdão avança se o triunfo for por apenas um gol de saldo.

Há, inclusive, a possibilidade de um confronto brasileiro nas oitavas de final, entre Palmeiras e Botafogo. Para isso, uma equipe deve ser a líder de sua chave e a outra avançar na segunda colocação.

 

Com a vida resolvida

O Flamengo joga na terça-feira (24), às 22h, no Camping World Stadium, em Orlando, contra o Los Angeles Football Club (LAFC), dos Estados Unidos. Além de classificado, o Rubro-Negro está com a liderança do Grupo D assegurada, com seis pontos. Apesar de poderem igualar a pontuação dos brasileiros, Chelsea, da Inglaterra, e Esperánce, da Tunísia, não os ultrapassariam pelo critério do confronto direto – ambos foram superados pelos cariocas.

Nas oitavas, o Flamengo terá pela frente o segundo colocado do Grupo C, que será conhecido mais cedo, depois dos jogos das 16h. O Benfica, de Portugal, soma quatro pontos e é o adversário mais provável, já que pode se classificar com um empate diante do líder Bayern de Munique, da Alemanha, que tem seis pontos. O duelo será no Bank of America Stadium, em Charlotte. Caso a equipe portuguesa vença, os alemães serão os rivais do Rubro-Negro.

Em caso de derrota do Benfica, o Boca Juniors, da Argentina, passa a ter chance de ser o adversário do Flamengo. Para isso, tem de golear o Auckland City, da Nova Zelândia, no Geodis Park, em Nashville, e tirar a diferença de sete gols de saldo para os portugueses.

 

A um empate da vaga

Já o Fluminense vai a campo na quarta-feira (25), às 16h, contra o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, em Miami. O Tricolor lidera o Grupo F com os mesmos quatro pontos do Borussia Dortmund, da Alemanha, ficando à frente pelo saldo de gols (dois a um). Um empate basta para os cariocas garantirem classificação.

Para avançar em primeiro, o time brasileiro torce por um tropeço dos alemães contra o já eliminado Ulsan, da Coreia do Sul, no TQL Stadium, em Cincinatti, também às 16h. Se o Dortmund fizer valer o favoritismo e ganhar, a disputa entre eles e o Fluminense pela ponta da chave será no saldo de gols.

O Tricolor, caso se classifique, enfrentará uma equipe do Grupo E, que tem River Plate, da Argentina, e Inter de Milão, da Itália, na liderança com quatro pontos – os argentinos ficam em primeiro pelo melhor saldo de gols (dois a um). O Monterrey, do México, está em terceiro, com dois pontos, enquanto o Urawa Reds, do Japão, não pontuou e já está eliminado.

Na última rodada, o Monterrey encara o Urawa no Rose Bowl, às 22h de quarta, e tem de vencer para ter chances de classificação. No mesmo horário, River e Inter se enfrentam no Seattle Field. Quem levar a melhor assegura o primeiro lugar do grupo. Quem perder torce para os mexicanos não ganharem dos japoneses.

Há, ainda, possibilidade de um tríplice empate entre River, Inter e Monterrey – os três com cinco pontos, em caso de empate entre argentinos e italianos e vitória mexicana sobre o Urawa. A decisão das vagas, nesse cenário, será no saldo.

 

Compartilhe:

CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

13 homens e um novo segredo Rodou por grupos de WhatsApp uma foto com 13 figuras proeminentes na política rio-pedrense, reunidos aparentemente para um almoço em um pesqueiro da região, com mesa farta. Estavam Dim Bonassa, Adeildo Silva, Bé Cecote, Carlão da Saúde, Rafael Bonassa, Fábio Petrini, Marcelo Teles, Tutinho,...