Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou três marcas de café torrado para consumo humano. A medida foi tomada após análises em laboratório apontarem impurezas e presença de micotoxinas e matérias estranhas nos produtos em níveis superiores aos permitidos pela legislação. As marcas reprovadas são: Melissa, Pingo Preto e Oficial.

“Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados”, diz nota da pasta.

São consideradas matérias estranhas no café: grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões. Já as impurezas são elementos da lavoura, como cascas e paus.

De acordo com o Mapa, as empresas foram notificadas das irregularidades detectadas e foi determinado o recolhimento dos produtos impróprios. Os lotes reprovados foram Melissa (0125A), Pingo Preto (12025) e Oficial (263).
O Ministério orienta que consumidores que tenham adquirido os produtos listados deixem de consumi-los imediatamente. O consumidor pode solicitar a substituição do produto.

Se os produtos ainda estiveram a venda, o Mapa pede que seja comunicada a ocorrência pelo canal oficial Fala.BR, com o nome e endereço do estabelecimento onde foi o produto é comercializado.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...