Capivari recebe sirene com telemetria para alertas contra inundações

O Governo de São Paulo dá mais um passo importante neste sábado (17) na prevenção de desastres naturais com a instalação de uma nova sirene equipada com tecnologia de telemetria no município de Capivari, na região de Campinas. O equipamento integra o Sistema de Alerta de Aviso de Risco e permitirá maior agilidade e precisão na emissão de avisos de emergência em caso de cheias do Rio Capivari. A ação da Defesa Civil do estado ocorre em parceria com a SP Águas (Agência de Águas de São Paulo), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Nos últimos anos, o município enfrentou diversas ocorrências de inundações, principalmente em períodos de chuvas intensas. As cheias do Rio Capivari também causam transtornos em municípios vizinhos, por onde passa o curso do rio. Em janeiro de 2023, por exemplo, o transbordamento do rio provocou alagamentos em bairros como Centro, São João e Padovani, afetando dezenas de famílias. Já em fevereiro de 2020, uma sequência de chuvas elevou o nível do rio acima da cota de emergência, exigindo a atuação das equipes da Defesa Civil municipal e estadual.

Com a nova sirene, a população das áreas de risco será alertada com maior antecedência, ganhando tempo para se proteger. A tecnologia de telemetria instalada no ponto de monitoramento permite o acompanhamento em tempo real do nível do rio, transmitindo os dados diretamente ao Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado.

A ação integra a estratégia do Governo do Estado de ampliar a cobertura dos sistemas de alerta e reduzir o risco de desastres, especialmente em municípios com histórico recorrente de inundações. A instalação em Capivari também prevê um trabalho de orientação à população sobre como reagir ao acionamento das sirenes.

“Investimento em prevenção é prioridade na nossa gestão. Esta já é a sétima sirene instalada em área de risco e a segunda voltada para risco de inundação, o que é algo inovador, pois não tínhamos um sistema que alertasse a população sobre a cheia de um rio. Temos certeza de que a população de Capivari estará mais protegida a partir de agora”, acrescentou o Coronel Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...