Conselho Municipal realiza 14ª Conferência de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social, junto com o Departamento Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, realiza a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O tema deste ano é “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência.
Realizada em todos os municípios brasileiros, a conferência de Rio das Pedras acontecerá no dia 11 de junho, a partir das 8 horas, no Centro Pedagógico Eng. Antônio Costa Galvão. O evento é aberto a todos que desejem colaborar com propostas da área social.
O objetivo da conferência é debater e estabelecer prioridades do município referente ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Serão debatidos cinco eixos:
Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
As propostas deverão ser divididas em prioridades para o município, prioridades para o Estado e para a União.

Contexto e tema central
As conferências são instâncias de participação social, representativas e deliberativas, que reúnem diferentes gestores, trabalhadores de diferentes níveis, representantes de entidades e organizações da sociedade civil de assistência social, e, em especial, movimentos e fóruns de usuárias/os do SUAS.
A escuta e a participação de todos, são fundamentais para a análise, proposição, construção, avaliação e consolidação das políticas públicas no Brasil, especialmente no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e de sua gestão democrática e participativa.
São momentos estratégicos para refletir e avaliar coletivamente os avanços alcançados, identificar desafios e formular propostas que garantam o fortalecimento do SUAS diante de diferentes conjunturas. O processo conferencial é um percurso privilegiado de diálogo democrático e participação social.
Em 2025, o marco dos 20 anos do SUAS oferece uma oportunidade singular para revisitar a trajetória, reafirmar seus princípios, diretrizes e planejar o futuro à luz das necessidades e demandas no campo da proteção social, tendo como base o II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026).
As conferências municipais, estaduais, do Distrito Federal e nacional têm a função de mobilizar diferentes segmentos da sociedade para a construção de um novo planejamento decenal que deverá abranger os anos de 2027 a 2037, com acompanhamento efetivo da gestão e principalmente do controle social. Trata-se do momento de não apenas ‘conferir’, de definir deliberações e moções, mas avaliar o presente do SUAS e suas perspectivas.
Este movimento deve estar alinhado às deliberações prioritárias das conferências, aos dados e estatísticas sociais, econômicas, ambientais e aos estudos da vigilância socioassistencial, visando a universalização dos serviços socioassistenciais, a garantia de um financiamento equitativo e a promoção de ações que assegurem a dignidade de cidadãos historicamente expostos à desproteção social e à exclusão.
É um processo de reafirmação do controle social, do exercício de democracia participativa e de deliberação pública, ao promover diálogos, afirmar o compromisso do Estado com a justiça social, a equidade e a proteção dos direitos socioassistenciais, tendo o SUAS como instrumento essencial de combate às desigualdades e garantia de proteção social.

Compartilhe:

Jhony do Depósito conseguiu a instalação de aparelhos de ar condicionado no Macone com intermédio de Marcos Damásio. Foto: Luiz Gustavo

Escola Macone ganhará ar condicionado após solicitação de Jhony à Damásio

O vereador Jhony do Depósito (PL) esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para agradecer ao deputado estadual Marcos Damásio (PL) pela climatização das salas de aula da Escola Municipal Professor Manoel da Costa Neves (Macone). Todas as salas receberão aparelhos de ar condicionado a pedido do...
Leandro Penatti solicitou novo veículo para atender aos alunos do CEAD. Foto: Alex Calmon

Leandro Penatti se reúne com deputado federal João Cury

O vereador Leandro Penatti (PL) esteve em Botucatu para conversar com o deputado federal João Cury (MDB). Além de estreitar a relação, o objetivo foi solicitar repasses financeiros para Rio das Pedras. Penatti pediu a intervenção de Cury para conseguir uma van para o transporte de alunos que frequentam o...
Vans apreendidas transportavam alunos da zona rural. Foto: Alex Calmon

Três vans escolares são apreendidas pelo Detran em Rio das Pedras

Três vans que transportavam estudantes da Rede Municipal de Ensino foram apreendidas em Rio das Pedras. De acordo com a Polícia Militar, os veículos passaram por adulteração das características originais referente a quantidade de assentos. As crianças precisaram aguardar a chegada de outros veículos da empresa terceirizada, contratada pela Prefeitura,...