Conselho Municipal realiza 14ª Conferência de Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social, junto com o Departamento Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, realiza a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O tema deste ano é “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência.
Realizada em todos os municípios brasileiros, a conferência de Rio das Pedras acontecerá no dia 11 de junho, a partir das 8 horas, no Centro Pedagógico Eng. Antônio Costa Galvão. O evento é aberto a todos que desejem colaborar com propostas da área social.
O objetivo da conferência é debater e estabelecer prioridades do município referente ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Serão debatidos cinco eixos:
Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
As propostas deverão ser divididas em prioridades para o município, prioridades para o Estado e para a União.

Contexto e tema central
As conferências são instâncias de participação social, representativas e deliberativas, que reúnem diferentes gestores, trabalhadores de diferentes níveis, representantes de entidades e organizações da sociedade civil de assistência social, e, em especial, movimentos e fóruns de usuárias/os do SUAS.
A escuta e a participação de todos, são fundamentais para a análise, proposição, construção, avaliação e consolidação das políticas públicas no Brasil, especialmente no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e de sua gestão democrática e participativa.
São momentos estratégicos para refletir e avaliar coletivamente os avanços alcançados, identificar desafios e formular propostas que garantam o fortalecimento do SUAS diante de diferentes conjunturas. O processo conferencial é um percurso privilegiado de diálogo democrático e participação social.
Em 2025, o marco dos 20 anos do SUAS oferece uma oportunidade singular para revisitar a trajetória, reafirmar seus princípios, diretrizes e planejar o futuro à luz das necessidades e demandas no campo da proteção social, tendo como base o II Plano Decenal da Assistência Social (2016-2026).
As conferências municipais, estaduais, do Distrito Federal e nacional têm a função de mobilizar diferentes segmentos da sociedade para a construção de um novo planejamento decenal que deverá abranger os anos de 2027 a 2037, com acompanhamento efetivo da gestão e principalmente do controle social. Trata-se do momento de não apenas ‘conferir’, de definir deliberações e moções, mas avaliar o presente do SUAS e suas perspectivas.
Este movimento deve estar alinhado às deliberações prioritárias das conferências, aos dados e estatísticas sociais, econômicas, ambientais e aos estudos da vigilância socioassistencial, visando a universalização dos serviços socioassistenciais, a garantia de um financiamento equitativo e a promoção de ações que assegurem a dignidade de cidadãos historicamente expostos à desproteção social e à exclusão.
É um processo de reafirmação do controle social, do exercício de democracia participativa e de deliberação pública, ao promover diálogos, afirmar o compromisso do Estado com a justiça social, a equidade e a proteção dos direitos socioassistenciais, tendo o SUAS como instrumento essencial de combate às desigualdades e garantia de proteção social.

Compartilhe:

CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

13 homens e um novo segredo Rodou por grupos de WhatsApp uma foto com 13 figuras proeminentes na política rio-pedrense, reunidos aparentemente para um almoço em um pesqueiro da região, com mesa farta. Estavam Dim Bonassa, Adeildo Silva, Bé Cecote, Carlão da Saúde, Rafael Bonassa, Fábio Petrini, Marcelo Teles, Tutinho,...