Pelo quinto ano seguido, Rio das Pedras fica sem rodeio

Zé Ferreira, secretário de Cultura de Rio das Pedras, confirmou em entrevista para um podcast que mais uma vez não haverá a Festa do Peão, que tradicionalmente acontecia junto com as festividades de aniversário da cidade, no início de julho. O último rodeio realizado foi em 2019. No ano seguinte, com a pandemia pelo Covid-19, a festividade permaneceu suspensa. Contudo, mesmo com o fim da emergência de saúde, a tradição não foi retomada por opção da administração municipal.

De acordo com Ferreira, no início deste ano ocorreram algumas conversas a respeito da realização da festa junto com o Clube dos Cavaleiros de Rio das Pedras. “Ficamos na dependência de ter um local para fazer a festa do peão. Em conversas com algumas empresas e com a família Marino, surgiu a possibilidade de realizar o rodeio no local onde foi realizada a Paixão de Cristo, em frente ao Centro de Convivência do Idoso”, explica Zé Ferreira.

Contudo, segundo o secretário de Cultura, a orientação do Clube dos Cavaleiros teria sido pela não realização do rodeio. “Sem eles (Clube dos Cavaleiros) a Prefeitura não conseguiria realizar a festa, pois eles têm experiência no assunto e conhecem quando uma festa pode ser boa ou não. Em conversa com eles, nos falaram: Zé, pelo clube aqui, pelo tempo (para organização), eu acho que não é viável a gente fazer a festa do peão”, relata.

A reportagem do jornal O Verdadeiro entrou em contato com o presidente do Clube dos Cavaleiros, David Jorge Filho, para ouvir o outro lado. Contudo, o clube afirmou não ter sido comunicado oficialmente é preferiu não se pronunciar.

Saltinho

Enquanto Rio das Pedras optou por não realizar as tradicionais festas do peão de boiadeiro, Saltinho promoveu grandes rodeios com públicos que chegaram a mais de 25 mil pessoas em três dias de festa. Além de toda a estrutura de praça de alimentação, arquibancadas, áreas VIP e open bar, camarotes, palco e montarias em touro, grandes shows ajudaram a atrair o público para a cidade com pouco mais de 8 mil habitantes.

Em 2022, subiram ao palco Marcos e Belluti (gratuito), Israel e Rodolfo e Diego e Victor Hugo. No ano seguinte, o show Boate Azul com as duplas Edson & Hudson e Gian & Giovanni teve entrada gratuita. Guilherme & Benuto e Matheus & Kauan completaram a programação de apresentações em 2023. Para as comemorações de 32 anos de emancipação de Saltinho, a abertura do rodeio com entrada gratuita foi de uma das maiores duplas do cenário sertanejo no Brasil: Fernando & Sorocaba. Lauana Prado também fez lotar a arena no segundo dia da festa do peão de Saltinho, que contou com o show de Clayton & Romário no encerramento.

De acordo com o prefeito de Saltinho, Helinho Bernardino, além de atender aos amantes da música e estilo sertanejo, a promoção dos rodeios movimenta o comércio local com a venda de roupas, calçados e chapéus, de alimentos e bebidas para os famosos “esquentas” antes da festa e até uma oportunidade de ganho extra para lanchonetes no pós-festa. A festa do peão de Saltinho já é conhecida como uma das mais charmosas da região.

Compartilhe:

Categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy

Receita retida: entenda como fica a venda de canetas emagrecedoras

Farmácias e drogarias de todo o país passaram a reter receitas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. A categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy.A decisão por um controle mais rigoroso na prescrição e na dispensação desse tipo de medicamento foi tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária...
Reserva de 30% será dividida entre negros, indígenas e quilombolas. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como será a nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite dessa sexta-feira (27), e regulamenta a lei federal sancionada no início do mês, que ampliou para...
Atividades para colorir podem ajudar na redução do estresse e da ansiedade porque, muito provavelmente, promovem um estado de relaxamento semelhante à meditação

Hábito de colorir livros pode trazer benefícios à saúde mental

Estar constantemente conectado às redes sociais pode causar problemas relacionados ao estresse e à ansiedade, ainda mais em um mundo no qual as informações estão cada vez mais digitalizadas e que o tempo gasto em aplicativos é cada vez maior. Como forma de diminuir o tempo gasto nas redes, muitas...