Centro de Rio das Pedras recebe ação contra pedofilia

Claudionor Sampaio, conhecido como Amigo Bombeiro, realizou uma ação de conscientização contra a pedofilia. Na quarta-feira (22), na esquina das ruas Prudente de Moraes e Moraes Barros, mais de 100 pessoas foram abordadas e receberam instruções de como prevenir de denunciar o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Na ação foram distribuídas cartilhas com orientações sobre a violência e situações que ocorrem. No material é explicado que a violência ou abuso sexual ocorre com ou sem uso de força e da violência (ameaça ou constrangimento). O Abuso sexual também pode ser psicológico. Exploração sexual de crianças e adolescentes é definida pela reação sexual de uma criança ou adolescente com adultos, implicando em trocas financeiras ou de favores (comida, drogas).

De acordo com o material, em 71% dos casos o abuso sexual é praticado por um membro da família. 44% dos casos são praticados pelos pais, 17% por padrastos e 10% por tios.

Claudionor sugere sete práticas para coibir o abuso sexual infantil. De acordo com o bombeiro é preciso conhecer os fatos e entender os riscos; ficar atento a situações em que a criança está sozinha com um adulto; conversar com a criança sobre o assunto, pois ela pode manter o abuso em segredo por medo; ficar alerta aos sinais de que uma criança possa estar sofrendo abuso tais como lesões corporais e comportamento autodestrutivo; saber onde ir, a quem chamar e como reagir no caso de abuso; agir na menor suspeita de abuso; e participar de organizações que lutam contra a violência sexual infanto-juvenil.

“O abusador envergonha a criança dizendo que foi ela quem o deixou cometer aquela violência ou alegando que, se souberem daquilo, seus pais ficarão muito bravos. Em casos de denúncias, ligue para o disque-denúncia 100 ou procure por uma unidade de saúde”, explica Claudionor Amigo Bombeiro.

Compartilhe:

CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...
Volta às aulas na rede municipal começa dia 4 mas sem kits escolares e uniformes

Volta às aulas na rede municipal começa dia 4, mas sem kits escolares e uniformes

O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tem início marcado para o dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 instituições de ensino, entre escolas e creches. Em busca de informações detalhadas sobre a preparação das unidades para o...
WhatsApp Image 2026-01-29 at 19.34.15

II Festival Afrorio celebra cultura afro-brasileira com programação diversa em Rio das Pedras

Rio das Pedras será palco do II Festival Afrorio (Feira de Arte e Cultura Afro-brasileira), evento gratuito que reúne artistas, mestres da cultura popular, empreendedores e jovens talentos em uma programação intensa, no dia 7 de fevereiro, com início às 13h. A iniciativa valoriza a identidade negra, promove o diálogo...