
E a estreia foi com o pé direito. No sábado (28), os Veteranos receberam o time E. C. Rezende, de Piracicaba, para partida amistosa. A vitória veio por 3 a 2, com dois gols de Ramon e um de Andarilho para o alviceleste.
História
Em outubro de 1989, Pedro Defavari selecionou 17 pessoas para montar um time de veteranos em Rio das Pedras. O objetivo não era reunir os melhores jogadores da cidade e sim quem pudesse agregar ao projeto que estava nascendo.
“Escolhi não necessariamente por serem craques de bola. Queria pessoas que pudessem nos ajudar a construir alguma coisa. Não queria boleiro, queria gente”, recorda Pedro Defavari, idealizador do Clube dos Veteranos de Rio das Pedras.
A ideia deu muito certo. O Clube dos Veteranos se tornou muito maior do que apenas um time de futebol. Ao longo de sua história, o grupo conquistou mais do que títulos dentro de campo.
Logo no primeiro ano de fundação, o Veteranos trouxe para Rio das Pedras sete ex-jogadores da seleção brasileira para uma partida em homenagem aos ex-jogadores rio-pedrenses bicampeões da Ituana, em 1953 e 54. Estiveram no Estádio Municipal Massud Coury, o Campão, os consagrados Dadá Maravilha, César Maluco, Edu Jonas, Zé Maria, Amaral, Luís Pereira e Chicão.
Outra grande celebração ocorreu em 2001, quando a direção dos Veteranos trouxe algumas lendas da Academia de Futebol do Palmeiras das décadas de 1960 e 70. Naquele dia estiveram em Rio das Pedras craques como Leivinha, Edu Bala, Barbosa, Pires, Esquerdinha e Rosemiro.
Além do futebol, o Veteranos se propôs a formar uma grande família. Mulheres e filhos dos membros sempre estiveram presentes nos eventos de confraternização. O grupo também realizou viagens, homenagens e ações sociais.
“O fundamental para nós é que nossos integrantes sejam ‘gente’, no melhor sentido da palavra: um ser humano que saiba os seus limites e os do próximo, que saiba respeitar para ser respeitado, dentro e fora do clube”, afirma Pedro Defavari.
Sonho realizado
Na festa de comemoração dos 10 anos dos Veteranos, o membro Antonio de Padua Rodrigues apresentou a proposta para a compra de uma gleba no bairro Haras Taquaral, próximo ao Clube dos Cavaleiros. “Estávamos no churrasco (de comemoração) e o Padua falou do terreno. Saímos de lá com mais algumas pessoas para ver a área. Viemos e nos encorajamos a comprar”, conta Pedro Defavari.
O terreno de 105 mil metros quadrados foi comprado por 22 membros. Cada um ficou com uma área de chácara com 2 mil metros quadrados, dispostas no entorno do campo. Todas as obras estruturais do campo e sede foram custeadas com recursos provenientes das mensalidades dos associados.
Hoje, o clube conta também cancha de bocha, campo de malha, vestiários, estacionamento, poço artesiano, além do campo e sede com área de churrasqueira.
Homenagem
Para enaltecer aos 34 anos de fundação e 20 anos de criação do clube onde um grande número de rio-pedrenses se reúne para a prática esportiva, promover a socialização e integração das famílias, a vereadora Vanessa Botam apresentou uma Moção de Congratulações e Aplausos.
“A instituição do Clube dos Veteranos é um exemplo de organização, de dedicação ao esporte e, principalmente, de cidadania. São independentes e com princípios, tanto dentro quanto fora do clube. Parabéns aos fundadores e todos que mantém o grupo ativo”, parabenizou Vanessa Botam.









