Guarda Civil Municipal pode mudar de endereço novamente

A Guarda Civil Municipal (GCM) tem sido nômade nos últimos anos. A cada gestão, um novo endereço é definido. A corporação já teve sede na antiga estação da Fepasa, em um imóvel alugado próximo a Praça Décio Orestes Limongi (Praça da Concha Acústica) e atualmente está na Avenida Darwin do Amaral Viegas.

Nesta semana, surgiram informações de que a GCM estaria de mudança novamente. O novo endereço poderia ser um prédio industrial localizado no cruzamento Avenida Ademar de Barros com a Rua Quintino Bocaiúva. Uma comissão da Prefeitura esteve no local e recebeu a promessa do proprietário de adequar o prédio conforme as necessidades da corporação. O aluguel teria o valor aproximado de R$ 10 mil mensais.

O motivo da mudança é a necessidade da abertura de novas vagas de creche em Rio das Pedras. Há déficit de vagas para crianças de 0 a 5 anos na Rede Municipal de Ensino. A necessidade de buscar empregos por mães aumenta a fila a espera de uma vaga em creches.

O prédio que a Guarda Municipal está atualmente abrigava a escola Prof. Augusto Elias Salles. Contudo, o prédio foi condenado devido a problemas na fundação. Grandes rachaduras se abriram nas paredes, evidenciando o risco de queda.

Um novo prédio foi construído, junto ao Centro Educacional Raul Cesar Urbano (Poliesportivo), e a escola transferida de lugar.

Cerca de 10 anos depois, membros da GCM arregaçaram as mangas e se propuseram a recuperar o prédio. Costuras foram feitas nas paredes, concreto no pátio, pintura nova e muitas outras reformas. Adaptações, como a instalação da antena de rádio digital e da sala para armazenamento de armamento realizadas.

Muito foi feito por guardas municipais em horário de folga, por dedicação à corporação e à segurança pública de Rio das Pedras. Boa parte do material de construção utilizado foi recebida por doação de empresários do município.

A possibilidade de uma nova mudança traz desconforto e frustação para muitos guardas municipais. Não apenas para os guardas, uma vez que o Conselho Tutelar também teria que mudar de endereço. Outro importante setor que é constantemente jogado de um lado para o outro sem que seja fornecida a devida estrutura.
Questionados sobre o assunto, o Comando da Guarda Civil Municipal e a Secretaria da Educação afirmaram que ainda não há nenhuma definição.
Alex Calmon, jornalista

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...