Guarda Civil Municipal pode mudar de endereço novamente

A Guarda Civil Municipal (GCM) tem sido nômade nos últimos anos. A cada gestão, um novo endereço é definido. A corporação já teve sede na antiga estação da Fepasa, em um imóvel alugado próximo a Praça Décio Orestes Limongi (Praça da Concha Acústica) e atualmente está na Avenida Darwin do Amaral Viegas.

Nesta semana, surgiram informações de que a GCM estaria de mudança novamente. O novo endereço poderia ser um prédio industrial localizado no cruzamento Avenida Ademar de Barros com a Rua Quintino Bocaiúva. Uma comissão da Prefeitura esteve no local e recebeu a promessa do proprietário de adequar o prédio conforme as necessidades da corporação. O aluguel teria o valor aproximado de R$ 10 mil mensais.

O motivo da mudança é a necessidade da abertura de novas vagas de creche em Rio das Pedras. Há déficit de vagas para crianças de 0 a 5 anos na Rede Municipal de Ensino. A necessidade de buscar empregos por mães aumenta a fila a espera de uma vaga em creches.

O prédio que a Guarda Municipal está atualmente abrigava a escola Prof. Augusto Elias Salles. Contudo, o prédio foi condenado devido a problemas na fundação. Grandes rachaduras se abriram nas paredes, evidenciando o risco de queda.

Um novo prédio foi construído, junto ao Centro Educacional Raul Cesar Urbano (Poliesportivo), e a escola transferida de lugar.

Cerca de 10 anos depois, membros da GCM arregaçaram as mangas e se propuseram a recuperar o prédio. Costuras foram feitas nas paredes, concreto no pátio, pintura nova e muitas outras reformas. Adaptações, como a instalação da antena de rádio digital e da sala para armazenamento de armamento realizadas.

Muito foi feito por guardas municipais em horário de folga, por dedicação à corporação e à segurança pública de Rio das Pedras. Boa parte do material de construção utilizado foi recebida por doação de empresários do município.

A possibilidade de uma nova mudança traz desconforto e frustação para muitos guardas municipais. Não apenas para os guardas, uma vez que o Conselho Tutelar também teria que mudar de endereço. Outro importante setor que é constantemente jogado de um lado para o outro sem que seja fornecida a devida estrutura.
Questionados sobre o assunto, o Comando da Guarda Civil Municipal e a Secretaria da Educação afirmaram que ainda não há nenhuma definição.
Alex Calmon, jornalista

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Estórias de um reinado Os moradores mais antigos de um reinado não tão distante lembram bem das histórias de um reizinho, que foi deposto e sucedido por um ancião. E que, anos depois, deixou o trono para um boneco recém criado: Marnóquio. Gepeto viu sua criação crescer e se destacar...
Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

A Prefeitura de Rio das Pedras iniciou a construção da ciclovia paralela à Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins, no trecho entre o Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari, no início da Avenida Elias Cândido Ayres. A pista destinada a bicicletas terá cerca de 1,5 quilômetro de extensão,...
Grupo GFR doa mais de 300 kg de alimentos ao Fundo Social após 1º Encontro de Caminhões

Grupo G.F.R doa mais de 300 kg de alimentos ao Fundo Social após 1º Encontro de Caminhões

O Grupo G.F.R realizou, nesta semana, a entrega de mais de 300 quilos de alimentos ao Fundo de Solidariedade de Rio das Pedras. A arrecadação foi resultado do 1º Encontro de Caminhões da cidade, realizado no dia 14 de setembro. Os alimentos foram coletados junto aos expositores, participantes e empresas...