Os Bastidores da Política

Churrasco indigesto
Um político muito conhecido de Rio das Pedras reuniu alguns de seus principais apoiadores para um churrasco. Entre carnes e cerveja, as cerca de 20 pessoas discutiram sobre política municipal. E, lá pelas tantas, o político anfitrião soltou, em tom sério: “se o nosso prefeito não for candidato, eu serei o candidato do grupo”. Os relatos afirmam que o silêncio foi ensurdecedor e constrangedor. Bravo com a falta de apoio, o tal político pegou suas coisas e foi embora.

Pegou, mas corre risco de perder
E a briga por angariar partidos políticos visando as próximas eleições municipais seguem quentes na Cidade Doçura. Um dos postulantes a cadeira de prefeito conversou e deixou tudo assinado para pegar um grande partido. Tudo certo. Será? Há quem diga que a forma que ele fez para pegar o partido não agradou um parceiro político e que isso poderia custar o tal partido.

Seguindo Colatina
O ex-prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, chamou atenção de muitas pessoas ao colocar a mão na massa e desempenhar a função de trabalhadores braçais em sua cidade. Isso fez com que alguns prefeitos seguirem seu exemplo. Em Rio das Pedras, o prefeito Marcos Buzetto até começou seu mandato com roçadeira na mão na Área de Lazer Gennati Soave, mas o ímpeto ficou por aí. Passados três anos de mandato, às vésperas da eleição, o alcaide voltou a aparecer com roçadeira na mão, na principal área de lazer de Rio das Pedras. Parece que a campanha já está fazendo aquecer os motores.

Ano letivo 2024
A Secretaria da Educação já iniciou o planejamento para o ano letivo de 2024. O início das aulas para o próximo ano será no dia 5 de fevereiro, com encerramento do primeiro semestre em 10 de julho. O segundo semestre será entre os dias 31 de julho e 16 de dezembro.

Um peso, duas medidas
Recentemente, a Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei que estabelece parâmetros, diretrizes e objetivos para a instituição de política pública para apoiar e acolher mães, pais e responsáveis legais de pessoas autistas. Um tema de suma importância para muitas famílias rio-pedrenses – se de fato for colocada em prática pela Administração Municipal.
A proposta foi elaborada pelo vereador Max Prestes, que faz parte da base de apoio do governo municipal. Esse projeto teve parecer contrário a sua aprovação pelas comissões legislativas, mas os próprios parlamentares derrubaram os pareceres por entender a importância da pauta.
Nesta semana, o prefeito Marcos Buzetto sancionou a propositura na íntegra.
No primeiro semestre, a vereadora Vanessa Botam apresentou Projeto de Lei com o propósito de divulgar os medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal e demais unidades de saúde. A Comissão de Justiça e Redação adequou alguns itens, mas manteve a essência da propositura, que foi aprovada por unanimidade. Porém, o texto voltou todo retalhado pelo prefeito municipal, praticamente anulando a proposta em sua totalidade. As imposições do alcaide, como esperado, foi aprovado pela maioria do vereadores que apoiam a atual gestão.
Esse é um claro exemplo de que há um peso e duas medidas adotado pela Administração Municipal. Se o propósito deveria ser defender os interesses da população, se os dois projetos visam o bem comum dos cidadãos, por que serem avaliados de forma desigual? Vale lembrar que, uma teve parecer contrário das comissões parlamentares e foi sancionado pelo prefeito e o outro, com parecer favorável, foi vetado quase que em sua totalidade.

Compartilhe:

Megaoperação para combater esquema bilionário do PCC no setor de combustíveis cumpre mandados na região — Foto: Receita Federal

Megaoperação contra esquema bilionário do PCC tem alvo em Rio das Pedras

Seis cidades das regiões de Campinas e Piracicaba têm 16 alvos, entre pessoas e empresas, nas três operações simultâneas deflagradas pela Polícia Federal e pela Receita Federal, nesta quinta-feira (28), para desmantelar esquemas de lavagem de dinheiro e fraudes fiscais do PCC ligados ao setor de combustíveis. Um desses alvos,...
CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...