Rio das Pedras ainda não tem lei atualizada para receber internet 5G

Rio das Pedras ainda não têm leis atualizadas que permitam o recebimento da velocidade 5G de internet. Para a tecnologia funcionar plenamente, são necessários investimentos que dependem de uma legislação específica para permitir a instalação de equipamentos como antenas pela cidade.

Trata-se da chamada Lei das Antenas, que determina onde essas antenas podem ser instaladas nos territórios municipais. Um levantamento da InvestSP, que é a agência estadual de promoção de investimentos, aponta que, na região, já atualizaram sua legislação Águas de São Pedro, Cordeirópolis, Limeira, Nova Odessa e Piracicaba.

“Antigamente, a gente tinha poucas antenas que tinham uma cobertura muito grande. Com o 5G, isso mudou. A gente tem as antenas grandes, mas a gente precisa ter mais antenas pequenas. A antena de 5G é menor que uma caixa de sapatos. Então, você consegue instalar no poste, em um semáforo. A ideia é que elas sejam instaladas em vários locais da cidade para você ter uma cobertura ampla”, explica o diretor de consultoria em tecnologia Cristiano Souza.

Segundo ele, já existe uma lei federal que autoriza a instalação das antenas, mas também são necessárias leis municipais que deixem claro onde pode ou não instalar esses equipamentos.
“Uma cidade que tenha já definida a lei, ela é mais atrativa para a começar o investimento, dá ainda mais segurança jurídica para que a empresa de telecomunicação instale e não tenha que retirar o equipamento depois”, acrescenta Souza.

Compartilhe:

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

TV 3.0 deve ser implementada em breve

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, disse, nesta quarta-feira (7), que aguarda o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da viagem à Rússia e China, para tratar da implementação da TV 3.0, o novo padrão tecnológico que integra televisão aberta e internet. O ex-ministro Juscelino Filho...
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Relator antecipa fim da reeleição para 2030 e CCJ adia votação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou nesta quarta-feira (7), após pedido de vista, a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a reeleição para os cargos de presidente da República, prefeito e governador. O tema deve ser retomado na próxima semana. O relator...
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média

As famílias com renda mensal de até R$ 12 mil podem, a partir desta segunda-feira (5), contratar a nova modalidade do Minha Casa, Minha Vida voltada à classe média. A Caixa Econômica Federal começou a oferecer os empréstimos da nova categoria do programa habitacional. Líder no financiamento imobiliário no país,...