Projeto Amigos do Voleibol de Rio das Pedras completa 40 anos

O Projeto Amigos do Voleibol de Rio das Pedras completou 40 anos de existência. Para celebrar a data, a diretoria do projeto promoveu uma sessão solene, realizada na sexta-feira (23). O Centro Pedagógico ficou pequeno para receber tantos alunos, atletas, pais e responsáveis.

No palco, além da diretoria – formada por Vanessa Botam, Mariana Sartore, Andressa Beltrame, Elisangela Muniz, Solange Mesquieri e Vavá Silva –, algumas das pessoas que acreditaram e apoiaram o projeto. Entre elas, o deputado estadual Alex Madureira (PL), que tem dado suporte e incentivo ao esporte.

O objetivo do projeto é desenvolver o voleibol entre crianças e adolescentes. Mais do que isso, em sua essência, o propósito é também de ensinar cidadania para os jovens, passar noções de educação e respeito, de disciplina. Lá são formadas novas amizades e estimulada a interação entre todos.

Nas competições, a meta é levar o nome de Rio das Pedras aos lugares mais altos. Como consequência, surgem atletas até de alto nível para a seleção brasileira, como é o caso do atleta Samuel Santos, que defende o Vôlei Renata de Campinas na Superliga.
A empresa Caninha da Roça, por meio de Maria Helena e Luiz Roberto Pariz, disponibilizou espaço para os primeiros treinos e jogos do grupo. Os primeiros técnicos foram Robson Osti e Wilson Delfim (Tiganá).

Com o projeto crescendo e ganhando força, os treinos passaram a ocorrer no Ginásio Municipal de Esportes, que na época era zelado por Antônio Marcelo, o Bedo, funcionário público. Contudo, algum tempo depois o projeto teve que levar seus treinos para a cidade vizinha de Mombuca. Sabendo da situação quando assumiu o governo, o então prefeito Antônio Costa Galvão liberou o ginásio para que o grupo voltasse para Rio das Pedras.

Para crescer, o projeto precisava contar com patrocínios – que viriam a custear os gastos com material esportivo, transporte, alimentação e inscrição em competições. O primeiro patrocinador foi a empresa Riken Química. Hoje os patrocínios seguem com as empresas Botam Oxicorte, SAB (Sociedade Agrícola Borsato) e SOS Auto Peças.

A parceria com a iniciativa privada também ocorreu para haver mais opções de treino, como foi o caso com o Clube de Campo de Rio das Pedras. O clube também disponibilizou o salão da antiga Cultural para a realização do show de prêmios promovido pelo projeto para arrecadar recursos. As ações para levantar valores para custear as necessidades do projeto também passaram a envolver a venda de pizza e sorvetes, bem como rifas. Na venda dos sorvetes, por exemplo, o empresário Isaias Nacismento, da empresa Noblita Sorvetes, foi um grande incentivador.

Diante da grande procurar para participar do projeto, as aulas foram estendidas para o bairro Vitória Perim Cezarino (Pombal). No ginásio, os treinos reúnem mais de 200 crianças.
Para chegar com consistência aos 40 anos, seus treinadores passaram por cursos reconhecidos, como da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) e até cursos internacionais. Com todo esse empenho, o projeto ganhou notoriedade no cenário da modalidade.

Os treinadores realizaram intercâmbio no Osasco Voleibol Clube, que disputa a Superliga Feminina, conquistando até mesmo o título de campeão mundial de clubes. Seu técnico, Luizomar de Moura – que também é técnico da seleção do Quênia e disputou os últimos jogos olímpicos – é padrinho do Projeto Amigos do Voleibol de Rio das Pedras.

Compartilhe:

Parte do campus Taquaral foi leiloado. Foto: Unimep

Rede de supermercados compra quase metade do campus da Unimep por R$ 20 milhões

A rede de supermercados Delta Max adquiriu por R$ 20 milhões parte da propriedade que abrigada o campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). A compra de 47,3% da área ocorreu em leilão realizado nesta segunda-feira (5). O mercado, única empresa a dar lance no leilão, afirmou que construirá...
peso1

Obesidade feminina pode estar relacionada a baixas concentrações de cobalto no sangue

O cobalto é um componente da vitamina B12 (cobalamina) que pode ser encontrado em alguns alimentos como vegetais, chocolate e carnes. Este mineral também é um metal essencial para as tecnologias atuais, sendo amplamente utilizado em baterias de lítio. O que até então não se sabia, e está sendo revelado...
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais

Três em cada dez brasileiros com idade entre 15 e 64 anos ou não sabem ler e escrever ou sabem muito pouco a ponto de não conseguir compreender pequenas frases ou identificar números de telefones ou preços. São os chamados analfabetos funcionais. Esse grupo corresponde a 29% da população. Os dados são...