Estar próximo da natureza influencia a saúde de mães e filhos

Muita gente deve estar em busca do presente perfeito para a sua mãe ou de alguma mãe conhecida. Uma sugestão é levar atuais e futuras mães para passear em uma área verde no domingo, é um presentão de Dia das Mães.

O que há poucas décadas soava para algumas pessoas como papo de “bicho grilo”, hoje já está mais do que comprovado por um número cada vez mais impressionante de pesquisas científicas: estar mais próximo, ou mais distante, da natureza, influencia nossa saúde de muitas e diferentes formas.

A exposição à natureza influencia nossa saúde até mesmo antes de abandonarmos o conforto de um outro “meio ambiente”: a barriga das nossas mães. Diversas pesquisas deixam claro que a proximidade de futuras mães com a natureza pode ter consequências no desenvolvimento do feto e na saúde das gestantes por meio de diferentes fatores. Entre eles estão, por exemplo, a redução a exposição a condições ambientais nocivas, como poluição do ar e sonora; acesso mais fácil a espaços que promovam a saúde física; e ainda benefícios psicológicos relacionados com sentimento de pertencimento, ou com os amplamente comprovados efeitos benéficos diretos da proximidade com a natureza na redução de estresse e depressão.

Um estudo realizado no Canadá demonstrou que o simples fato das gestantes morarem em áreas urbanas com maior quantidade de árvores influencia positivamente nos partos, resultando, entre outras coisas, em bebês com peso mais elevado e em um menor número de partos prematuros.

Para além da ótica da saúde, uma outra grande quantidade de estudos demonstram que o contato das crianças com a natureza tem impacto direto na própria natureza. Diferentes pesquisas que buscaram avaliar o engajamento de adultos e crianças na proteção da natureza utilizaram diferentes métodos e chegaram a diversos resultados, mas uma conclusão é unânime: crianças que crescem em contato com a natureza tem uma chance muito maior de se tornarem adultos que se preocupam com a natureza.

Origem da data
A comemoração do dia das mães como a conhecemos se popularizou nos Estados Unidos a partir de 1914, mas, a sua celebração teve origem na Grécia e na Roma Antiga.

Os cultos de adoração às divindades que representavam as mães se realizavam nas festas primaveris gregas e romanas. Algumas dessas divindades eram as deusas Reia, mãe dos deuses, e Cibele, a deusa mãe romana, conhecida também por Magna Mater.

No Brasil, o Dia das Mães é comemorado no segundo domingo do mês de maio, assim como nos Estados Unidos, Japão e Itália. O primeiro dia das mães foi comemorado no Brasil em 1918, por iniciativa da Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre.

Entretanto, a data foi oficializada no Brasil em 1932, no governo de Getúlio Vargas. Mais tarde, em 1947, o Arcebispo Dom Jaime de Barros Câmara, determinou que o dia fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.

Compartilhe:

Breathtaking sunset in the evening - perfect for wallpapers and backgrounds

Pelo segundo dia consecutivo, Defesa Civil emite alerta severo de baixa umidade do ar

A Defesa Civil do Estado emitiu nesta quinta-feira (11), às 12h23, alerta severo de baixa umidade relativa do ar, com índices abaixo de 12%, por meio do sistema Cell Broadcast, para 511 cidades. O mesmo alerta foi emitido no dia anterior, às 13h16, para 466 municípios paulistas devido a situação...
Matrículas devem ser feitas pelo site www.cotip.com.br/matriculas. Foto: Reinaldo Diniz

Cotip inicia processo de matrículas para ensino médio e cursos técnicos

O Colégio Cotip (Ensino Médio e Técnico), mantido pela Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026. A instituição oferece ensino médio nas modalidades tradicional ou concomitante a cursos técnicos, além da possibilidade de cursar apenas a formação técnica. As opções incluem Mecatrônica, Informática, Edificações, Eletroeletrônica, Finanças,...
Engenho Central recebe o 13º Encontro Nordestino de Piracicaba de sexta a domingo

Engenho Central recebe o 13º Encontro Nordestino de Piracicaba de sexta a domingo

O Engenho Central recebe de sexta a domingo, 12 a 14/09, o 13º Encontro Nordestino de Piracicaba, festival gastronômico e cultural que celebra a diversidade do Nordeste. O evento é realizado pelo CTN (Centro de Tradições Nordestinas de Piracicaba), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria...